Comemoração do Dia Mundial Contra as Hepatites Virais

BANNER SEM HEPATITESA Câmara Municipal de Sintra e a Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde (AJPAS), estão a realizar um ciclo de rastreios às Hepatites Virais, no âmbito do Projeto "Rastear para Prevenir" inserido na comemoração do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, que se assinala a 28 de Julho.

Este projeto consiste na promoção do diagnóstico precoce e acesso aos cuidados de saúde dos grupos vulneráveis, nomeadamente a população imigrante e minorias étnicas, através de ações de informação e sensibilização para o rastreio e realização de testes rápidos para a deteção de anticorpos anti-VIH1 e anti-VIH2, Hepatites B e C e Sífilis.

Os rastreios são realizados de forma anónima, confidencial e gratuita, com pré e pós aconselhamento e referenciação para os respetivos serviços de saúde, com o consentimento dos próprios, em situações de resultados de testes reativos.

Através da utilização de uma metedologia que se tem revelado eficaz no acesso à população-alvo, de ações de prevenção em locais estratégicos, próximos e de grande concentração de pessoas pertencentes aos grupos alvo da intervenção, pretende-se, com esta iniciativa, contribuir para controlar e diminuir a prevalência, no Concelho de Sintra, das Hepatites e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis  (IST).

Ações de rastreio

28 de Julho - 11h00 às 19h00

AJPAS - Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde

Rua Barbosa du Bocage n.º 18