Concerto gratuito da Jovem Orquestra Portuguesa e maestro Pedro Carneiro

O Terreiro do Palácio Nacional da Vila recebe o concerto gratuito da Jovem Orquestra Portuguesa e maestro Pedro Carneiro, inserido na 53ª edição do Festival de Sintra, este sábado, dia 22 de setembro, às 18h30.

O maestro Pedro Carneiro dirige o agrupamento na interpretação de um programa intitulado "Oferenda Musical para o Paço Real de Sintra", inteiramente dedicado a G. F. Handel.

Sintra vai receber alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais e jovens revelações em locais históricos, repletos de carisma e tradição de 20 de setembro a 14 de outubro, na 53ª edição do Festival Internacional de Música de Sintra, que tem como mote “A Montanha Mágica” e pretende aliar a música à literatura.

A Jovem Orquestra Portuguesa é uma iniciativa da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), lançada em 2010 pelo seu diretor artístico, o maestro e solista Pedro Carneiro, em conjunto com a equipa da OCP e o apoio da Linklaters. É dedicada aos jovens músicos de todo o país entre os 14 e os 24 anos, selecionados pela sua excelência, talento e potencial. Estes jovens são formados pelo diretor artístico, músicos da OCP e ensaiadores convidados.

O maestro Pedro Carneiro é considerado pela crítica internacional um dos mais importantes percussionistas e dos mais originais músicos da atualidade, Pedro Carneiro toca, dirige, compõe e leciona. Apresenta-se regularmente como solista convidado de algumas das mais prestigiadas orquestras internacionais: Los Angeles Philharmonic, BBC National Orchestra of Wales, Vienna Chamber Orchestra, – sob a direção de maestros como Gustavo Dudamel, Oliver Knussen, John Neschling e Christian Lindberg.

O Festival Internacional de Sintra apresenta programação com participações de grande relevo internacional como o contratenor Maarten Engeltjes ou a mezzo-soprano Wallis Giunta e os The Myrthen Ensemble – pela 1ª vez em Portugal, um dos maiores pianistas mundiais Boris Berezovsky e ainda Andrei Korobeinikov, para além de um vasto elenco de músicos como o violoncelista Alban Gerhardt, o Trio Arbós, Aris Quartett, Artur Pizarro, Valentina Lisitsa, António Rosado e cinco orquestras nacionais e agrupamentos corais entre outros solistas.

Organizado pela Câmara Municipal de Sintra e com o apoio da Parques de Sintra Monte da Lua, este mítico festival apresenta 19 concertos e cinco orquestras, em diferentes locais do concelho.

Mais informações em festivaldesintra.pt