Congresso “SINTRA ECONOMIA 20/30” vai debater economia do município

web CMS 9260

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e o presidente do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, Jorge Coelho apresentaram esta quarta-feira o congresso “Sintra Economia 20/30” que vai debater o desenvolvimento económico, a sustentabilidade ambiental e a mobilidade, no dia 26 de outubro, em Sintra.

Basílio Horta referiu que "este congresso resulta de um desafio lançado ao Conselho Estratégico Empresarial para analisar a economia nacional aos olhos de Sintra e sob a prespetiva de Sintra".

“Sintra é um concelho com um grande número de empresas, com o maior número de jovens entre os 14 e os 25 anos, e o segundo maior concelho do país em termos de população, e neste momento tem uma das taxas de desemprego mais baixas, o que transforma Sintra num concelho extremamente importante em termos de economia nacional”, afirmou o edil.

O programa do congresso assenta num modelo inovador que visa a interação entre o tecido empresarial, a universidade e o setor público através da constituição de grupos de trabalho para as áreas mais relevantes da economia de Sintra - agricultura, indústria, comércio, turismo e serviços.

Este congresso é organizado pela Câmara Municipal de Sintra com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que estará presente na sessão de encerramento.

Durante a manhã vão ser apresentadas recomendações ao congresso do resultado de cinco grupos de trabalho ligados aos temas da agricultura, indústria, comércio, turismo e serviços. Estas sessões trabalho têm como missão ponderar sobre os desafios do presente, contribuir para a reflexão de uma estratégia para o futuro e apontar soluções para o crescimento económico do concelho.

À tarde serão apresentados e debatidos três painéis temáticos que correspondem aos eixos estratégicos da autarquia, dedicados ao desenvolvimento económico e sustentabilidade ambiental, inovação tecnológica e universidades e mobilidade sustentável, que vão ser moderados por Nicolau Santos.

Para o presidente do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, Jorge Coelho "Sintra está a viver uma dinâmica de desenvolvimento notável, mas pode evoluir muito mais, Sintra tem capacidade de poder ir mais longe e prova disso é o conjunto vastíssimo de altas personalidades que vêm a este congresso que é um forte contributo para o concelho”.

Estevão Luís Salvador, Lda., Lidl, Frontwave, José de Mello Saúde, Associaçãov de Turismo de Sintra, Magnum Capital, Vila Galé, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Tabaqueira, Hikma, Microsoft, Universidade Católica Portuguesa, GCI, Glintt, Instituto Superior Técnico, Mercedes-Benz Portugal, CP-Comboios de Portugal e Transitec são as entidades / empresas que vão estar presentes neste congresso.

Mais informações em http://www.sintraeconomia2030.pt/