Conselho Estratégico Empresarial debate estratégias socioeconomicas para Sintra

O Conselho Estratégico Empresarial (CEE) de Sintra reuniu na quinta-feira, na Sala da Nau do Palácio Valenças, para debater estratégias que fomentem o desenvolvimento socioeconómico do município.

A primeira reunião ordinária de 2016 deste conselho estratégico contou com as presenças dos oradores João Couto, representante da Microsoft e de Ana Fernandes, empresária de Sintra na área da restauração.

Na apresentação da Microsoft sobre “Desenvolvimento e Inovação na Câmara Municipal de Sintra – Abordagem”, João Couto disse que "Portugal está bem posicionado ao nível dos avanços tecnológicos e que em Sintra é possível criar fatores de diferenciação nesta área”, devido a: “boa acessibilidade, índice elevado de população jovem”, ambiente multicultural diversificado, infra-estruturas de qualidade”, explicou. O representante da Microsoft referiu “o potencial do programa Ativar Portugal em Sintra, através do protocolo assinado com a autarquia ao abrigo do qual a Startup Sintra pode beneficiar do programa e, também das Academias Microsoft e formação com certificação reconhecida”. Foi ainda referida a possibilidade de tornar Sintra um exemplo internacional de smartcity tal como Londres e Barcelona.

Sobre este assunto, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, referiu “a pertinência das iniciativas apresentadas” e adiantou que “a autarquia está já desenvolver algumas soluções tecnológicas que vão aproximar os serviços da câmara aos munícipes”.

Foi também apresentado um modelo de negócio local de sucesso ligado a área da restauração. A empresária Ana Fernandes, proprietária do restaurante Sussegad em Colares, explicou como implementou o seu negócio e, atualmente, o vai expandir associando-o a oferta de alojamento.

A este propósito, Basílio Horta mencionou que “ o investimento privado é muito bem-vindo ao concelho” e que “a Câmara de Sintra é amiga do investidor e trabalha para atrair investimento privado”, sublinhando ainda que “os investimentos que a Câmara está a fazer o espaço público também contribuem para movimentar a economia”.

Na reunião foi ainda feito um ponto de situação sobre a Startup Sintra e o possível envolvimento no Web Summit, que se realiza em Lisboa no próximo mês de novembro. O diretor da Startup Sintra, João Cabral, explicou que “o segundo programa de aceleração da Startup Sintra coincide com este grande evento, ao qual a incubadora de ideias de Sintra vai tentar estar associada”. Basílio Horta concorda que “esta oportunidade deve ser aproveitada para Sintra” e que “a Câmara vai apoiar dentro das suas possibilidades”, concluiu.

A Câmara Municipal de Sintra venceu o prémio da Universidade do Minho na categoria “Município do Ano - Área Metropolitana de Lisboa”, pela criação do Conselho Estratégico Empresarial e Ambiental enquanto Instrumento de Melhor Governo Municipal nos prémios “Município do Ano Portugal 2015”.