Conselho Estratégico Empresarial debate mobilidade e formação profissional

O Conselho Estratégico Empresarial de Sintra reuniu na última sexta-feira, no Palácio Valenças, em Sintra, para debater estratégias que fomentem o desenvolvimento socioeconómico do município.

Na abertura dos trabalhos da segunda reunião ordinária de 2018 deste conselho estratégico esteve o resumo da atividade camarária proferida pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, salientando que a câmara de Sintra é número um em eficiência financeira do país. “Temos uma disponibilidade financeira na ordem dos 134 milhões de euros e em termos de investimento, temos previsto que até ao fim do mandato sejam investidos 152 milhões de euros, fundamentalmente em espaço público, parques urbanos, e também nas escolas e na mobilidade”, frisou o autarca.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Rui Pereira apresentou o plano de mobilidade de Sintra referindo que “a ambição que a câmara tem em matéria de mobilidade, trânsito e transportes para o concelho é a melhoria da qualidade de vida dos sintrenses, melhorar as condições ambientais e a diminuição dos níveis de ruído e das emissões”.

Recorde-se que a 26 de março deste ano a autarquia implementou a nova estratégia de mobilidade para o centro histórico da vila de Sintra que condicionou o acesso rodoviário à mesma.

A medida visou aumentar a segurança rodoviária e garantir a melhoria das condições de mobilidade pedonal, compatibilizando as condições de todos que visitam Sintra com as rotinas de quem vive e trabalha na zona.

Reduzir o tempo gasto nas deslocações seja para o trabalho, seja para o lazer, seja para a escola, e também reduzir os custos de mobilidade nos orçamentos familiares são outros dos grandes objetivos deste plano.

Foi também apresentada nesta reunião uma caracterização socioeconómica do concelho, que a nível de evolução populacional mostra uma evolução crescente, contrariando as tendências dos outros municípios.

Por fim, o diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Sintra, Hugo Aleixo, apresentou a estratégia do Instituto de Emprego e Formação Profissional em termos de emprego e formação para Sintra. O objetivo desta apresentação foi ir ao encontro das necessidades das empresas em termos de formação profissional, pois há falta de mão de obra qualificada.

Empresário e gestor, Jorge Coelho preside ao Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, para o quadriénio referente ao presente mandato autárquico.

Recorde-se que o Conselho Estratégico Empresarial foi criado para promover políticas e medidas que revitalizem a economia do concelho, fixando as empresas instaladas e atraindo novos investimentos. A estrutura visa criar um ambiente propício à realização de negócios e à manutenção da paz social.