Conselho Estratégico Empresarial faz radiografia de Sintra

Na primeira reunião do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra do atual mandato autárquico, realizada a 17 de fevereiro, os indicadores socioecónomicos do município foram escrutinados, reveladores de um concelho saudável e em franco crescimento.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, lembrou que em 2017 Sintra foi o terceiro município do país, e o segundo da Área Metropolitana de Lisboa (AML), em número de empresas em atividade, com cerca de 36.376. Sendo que nos últimos dois anos, aumentou em mais de 300 o número de instituições (ligeiro crescimento de 1%). Os setores empresariais mais representados de Sintra são as atividades administrativas e serviços de apoio (24%), comércio por grosso e a retalho (18%) e atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares (10%). Em conjunto, representam mais de 50% das empresas no concelho.

Basílio Horta destacou ainda, ao nível das exportações, o dado positivo de uma vez mais Sintra ser o décimo município mais exportador do país, e o quarto da AML (a seguir a Lisboa, Palmela e Setúbal).

No entanto, as importações continuam a representar, aproximadamente, o dobro das exportações, apresentando um saldo comercial deficitário. Uma situação, ainda assim, comum em municípios da AML e do resto do país.

Quanto ao desemprego, nos últimos quatro anos, Sintra apresentou a maior redução do número de desempregados entre os municípios da AML, ou seja diminuiu 6.700 desempregados desde 2014.

O ano passado, Sintra apresentava uma das menores taxas de desemprego das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, bem como dos restantes municípios do país (5%). Registava, ainda, a terceira maior redução de desemprego jovem da AML (60%), desde 2014.

A maior percentagem de desemprego em Sintra encontra-se em munícipes no grupo etário entre os 35 e os 54 anos (49%) e com o nível secundário (34%).

Relativamente aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), Sintra apresenta, desde 2014, uma das maiores reduções de beneficiários de RSI de Portugal: cerca de dois mil, numa percentagem de diminuição de 24%.

Empresário e gestor, de 63 anos, Jorge Coelho preside ao Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, para o quadriénio referente ao presente mandato autárquico.

Pretende-se que a estrutura consultiva prossiga o trabalho desenvolvido no anterior mandato, reiterando o devido reconhecimento pela relevante missão de serviço público levada a cabo no anterior mandato pelo presidente cessante, o empresário João Talone.

Recorde-se que o Conselho Estratégico Empresarial foi criado para promover políticas e medidas que revitalizem a economia do concelho, fixando as empresas instaladas e atraindo novos investimentos. A estrutura visa criar um ambiente propício à realização de negócios e à manutenção da paz social.