Corte de trânsito na N117 entre Belas e Pendão

corte 117

A requalificação da EN117, entre Pendão e Belas, vai originar o corte de trânsito na EN117 entre a Rotunda de Belas e o entroncamento com a Rua Bica da Costa no Pendão, no sentido Belas – Pendão, mantendo-se o sentido contrário em funcionamento.

A intervenção e respetivo condicionamento deverão ter a duração de 6 meses, mas são essenciais para garantir a requalificação deste troço da EN117.

Relativamente aos transportes públicos este troço é servido por 6 carreiras, 103, 107, 131, 144, 164 e 179.

Analisados os percursos das carreiras o percurso a realizar durante a obra é o seguinte:

Car. 103 – É alterado o percurso no sentido Montelavar / Amadora (Hospital) passando a circular via Chutaria / Monte Abraão, após circulação por Belas, retomando o seu percurso na R. Bica da Costa. O sentido contrário mantém-se inalterado.

Car. 107 – É alterado o percurso nos 2 sentidos, alterando-se o terminal da Urbanização das  Campinas para a Av. Gen. Humberto Delgado em Belas circulando posteriormente pela Urbanização das Campinas e Monte Abraão, retomando o seu percurso na Av. Miguel Bombarda. O sentido contrário mantém-se inalterado.

Car. 131 – É alterado o percurso desta carreira circular passando o seu percurso a ser realizado via Serra da Silveira e Carenque, retomando o seu percurso na R. Bica da Costa.

Car. 144 –  É alterado o percurso no sentido Grajal / Belém passando a circular via Chutaria / Monte Abraão, após circulação por Belas, retomando o seu percurso na R. Bica da Costa. O sentido contrário mantém-se inalterado.

Car. 164 –  É alterado o percurso no sentido Belas Clube Campo / Estação Queluz-Massamá passando a circular via Chutaria / Monte Abraão seguindo diretamente para a Estação Queluz-Massamá, dado esta carreira não ter qualquer outra paragem ao longo do seu percurso, é criada uma paragem alternativa à paragem do Largo de Belas antes da carreira virar para a Av. Veiga e Cunha. O sentido contrário mantém-se inalterado.

Car. 179 – É alterado o percurso no sentido Venda Seca / Estação Queluz-Belas passando a circular via Chutaria / Monte Abraão, após circulação por Belas, retomando o seu percurso na Av. Miguel Bombarda. O sentido contrário mantém-se inalterado.

Obra teve início em abril deste ano

A Infraestruturas de Portugal (IP) assinaram em abril o auto de consignação que marcou o início da obra de requalificação da EN117, entre Pendão e Belas. O presidente da Câmara Municipal de Sintra afirmou na altura que, “hoje é um dia marcante para o concelho e para todos os que vivem e utilizam esta estrada, em especial desta freguesia, que há mais de 15 anos devia estar requalificada, mas finalmente a obra vai avançar”, afirmou Basílio Horta na cerimónia, lembrando que o início da obra significa “o fim de um longo caminho de diálogo entre a Câmara, o governo e a Infraestruturas de Portugal”.

Na apresentação do projeto realizada no local pelo presidente da IP, António Laranjo, o mesmo salientou questões de segurança para peões e condutores, associadas a esta intervenção, assim como tratar-se de “um projeto não apenas de pareceria financeira, mas também de parceria técnica entre diversas entidades”.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, salientou o “esforço feito pelo presidente da autarquia para que esta obra avançasse” referindo ainda aspetos positivos da intervenção ao “nível da alteração da lógica da mobilidade e segurança rodoviária.

O projeto de requalificação daquele troço tem o valor de aproximadamente 2,4 milhões de euros. Apesar de as Infraestruturas de Portugal (IP) desenvolverem o projeto, o município de Sintra investe cerca de 1 milhão de euros em obras de construção de passeios e da ciclovia, que têm o custo inicial estimado de 82 mil euros, e também nas obras de substituição da conduta de abastecimento de água e respetivos ramais.

mapa-corte-177