CPCJ´s instauraram 1291 novos processos em 2013

cpcjsA negligência e o abandono/absentismo escolar foram as principais problemáticas detetadas pelas duas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do concelho de Sintra que, em 2013, instauraram 1291 novos processos de promoção e proteção.

As duas comissões acompanharam um total de 3038 processos, entre processos ativos, processos instaurados, reaberturas e transitados de outros anos. O ano passado foram arquivados 1272 processos.

De acordo com o relatório conjunto apresentado quinta-feira pelas duas comissões no Palácio Valenças, a exposição a modelos de comportamento desviante, a violência doméstica e a gravidez na adolescência são as problemáticas predominantes, além da negligência e do abandono/absentismo escolar.

As escolas, a polícia, os pais e as unidades de saúde são as principais entidades sinalizadoras dos casos de risco.

A CPCJ SintraOcidental abrange as freguesias de Algueirão- Mem Martins, Rio de Mouro, Colares, a união de freguesias deSintra, Almargem do Bispo/Pero Pinheiro/Montelavar, e São João das Lampas/Terrugem.

A CPCJ SintraOriental incide nas freguesias de Casal de Cambra, e União de Freguesias Cacém/São Marcos, Agualva/ MiraSintra, Queluz/Belas e Massamá/ Monte Abraão.