Embaixador dos Estados Unidos participa em reunião do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra

O Embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Robert Sherman, participou esta quinta-feira na reunião do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, na qual realizou uma apresentação sobre as relações comerciais bilaterais entre os Estados Unidos e Portugal no séc. XXI.

Na abertura da reunião enfatizou a localização de Sintra e as politicas desenvolvidas pelo executivo camarário: “Sintra também representa o presente e o futuro de Portugal e com a abertura da StartUp apostam na tecnologia e isso é muito importante para o futuro”.

O Embaixador acredita na diplomacia económica como uma vertente moderna da democracia: “O objetivo da Embaixada dos Estados Unidos é identificar, aumentar e fortalecer o que de melhor existe em Portugal e achamos que devemos aumentar áreas boas como a tecnologia e inovação e biotecnologia”, salientou.

Robert Sherman, a propósito da política externa de Portugal e das relações comerciais luso-americanas existentes desde o séc: XVIII, começou por lembrar um fato histórico: “Portugal foi o segundo país a reconhecer a Independência dos Estados e desde esse tempo o comércio entre os dois países floresceu”. Referiu ainda a importância dos investimentos que ambos os países podem conseguir, através do tecido empresarial, dando ainda nota do valor de “1,7 mil milhões de euros” investido pelos Estados Unidos, em Portugal, em 2015.

No final da apresentação, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, frisou que a “Câmara tem feito um grande esforço para apostar em áreas ligadas à inovação e de apoio às nossas empresas para que se abram mais a relações comerciais com o exterior”, sublinhando ainda que “o futuro passa por investir na inovação e na melhoria do acesso ao trabalho”.