icone-yt pb

instagram-1ficones-twitter-fb pbicone-fb pb

Artigos

Entrevista a José Louro

jose-louro

José Louro é professor, sketcher obsessivo no quotidiano e formador. É um dos membros fundadores da associação internacional Urban Sketchers e ainda do blog Urban Sketchers Portugal.

Licenciado em Design de Equipamento pelo IADE e mestre em Desenho pela FBAUL, participa em exposições, conferências e organiza workshops e encontros sobre o tema “Diário Gráfico".

O trabalho de José Louro e outros sketchers podem ser visitados na exposição "Sintra Desenhada - Urban Sketchers e os 20 anos do Património Mundial", que está patente nos Paços do Concelho, em Sintra até final de agosto.

O que são e como nasceram os Urban Sketchers?

Os Urban Sketchers são um movimento internacional, que se dedica ao desenho de observação das cidades e espaços onde os seus membros habitam e/ou viajam, e das histórias que lhes estão ligadas. São, essencialmente, os contextos urbanos que são procurados, embora ambientes de natureza diversa também sejam explorados.

Nasceu da ideia de um americano, Gabi Campanario (que por acaso viveu uns anos em Lisboa), que juntou, num blog, pessoas de todo o mundo que já publicavam os seus desenhos on-line. Esse blog, para além da divulgação dos desenhos de vários correspondentes internacionais, começou a dinamizar encontros – simpósios internacionais – de modo a promover o ensino e a partilha de experiências, quer do desenho de observação a nível das suas várias técnicas, quer dos diferentes modos de abordagem gráfica ao ambiente urbano.

O segundo simpósio internacional, em 2011, foi em Lisboa, e contou com a presença de cerca de 300 desenhadores de todo o mundo.  

Em 6 de dezembro de 2015, realizou-se o “Encontro USkP – Sintra Desenhada …nos 20 anos da classificação como Património Mundial”, onde também esteve presente. Como foi a participação?

Rita-Carré3Sintra, como muitos outros locais emblemáticos a nível de património classificado, é sempre um extraodinário motivo gráfico, não só pelo estudo das estruturas, formas e cores do edificado, mas também pelo que permite observar da sua intensa e diversificada vida social, temas que são previligiados ao tipo de desenho que é praticado pelos USk.

O mapa que foi determinado para este encontro, a zona histórica da vila de Sintra e o interior do seu palácio, encaixou na perfeição nas finalidades, estabelecidas de modo muito informal,  deste tipo de eventos: desenhar, de modo descomprometido, aprender e partilhar.

O movimento dos Urban Sketchers em Portugal iniciou-se há cinco anos, qual o balanço?

O balanço é francamente positivo, senão veja-se: embora o início do movimento em Portugal não tenha uma data estabelecida, desde o início da fundação do blog “Urban Sketchers Portugal” – que vem na sequência de outro blog que já existia, mas que foi remodelado - o número de estruturas intranacionais abrange praticamente todo o território. Isto significa que, se na sua origem o movimento é da capital, rapidamente se estendeu a todos os centros urbanos do país e ilhas. O verdadeiro número de pessoas que se identifica com o movimento acaba por não se refletir só na adesão on-line, mas sim na comparência aos vários encontros que são organizados pela associação mãe (o movimento foi recentemente formalizado em associação sem fins lucrativos) e pelos seus vários “satélites” regionais.

Qual é a finalidade dos Encontros promovidos pela USkP ou dos Encontros para os quais são convidados ?

Fernanda-Lamelas4Podem ser diferentes, estes dois tipos de encontros: os promovidos pela associação, são divulgados on-line e toda a gente pode comparecer com o mínimo de material obrigatório: canetas, aguarelas e diário gráfico (caderno de folhas lisas entre o A4 e A5). São encontros que fomentam o desenho numa vertente muito mais abrangente do que simplesmente a sua dimensão artística, e que tem a ver com outro tipo de dimensão, a lúdica, que a prática do desenho pode promover.

O encontros que surgem por convite, endereçados por câmaras municipais, organismos locais ou indústrias culturais, podem ter outros objetivos, que estão normalmente ligados com a divulgação de produtos ou serviços que essas entidades promovem.

Qual o objetivo do Blog dos USkP e quem pode colaborar?

O objetivo do blog segue o “manifesto” proposto pelo movimento USk a nível global, principalmente no que referem os pontos 6 - “Partilhamos os nosso desenhos on-line” e 7 – “Mostramos o mundo, um desenho de cada vez”.

A ferramenta informática do blog não admite mais de 100 colaboradores. Mas, e caso único no movimento a nível mundial, o blog português aceita, mediante procedimentos muito simples, a colaboração de correpondentes externos, bastando, para o efeito, entrar em contato com o mail da UskP: .

Podemos dizer que a palavra de ordem dos USk é o desenho. Porquê?

Como disse atrás, o desenho pode extravasar a sua componente artística,  e servir com uma espécie de mediador entre nós e aquilo que nos rodeia. Ao olharmos atentamente, e sistemáticamente, para a realidade exterior, enriquecemos a nossa memória, desenvolvemos a nossa cultura visual assim como capacidades de expressão criativas e inventivas, afastadas de estereótipos e, sobretudo, formas de olhar as coisas para lá das suas aparências superficiais.

Contactos
____

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657



Estamos em rede:

icone-fb Facebook

icone-tw Twitter

instagram-2Instagram

icone-yt Youtube

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2016