Escritores visitam 50 escolas em Sintra

escritores vão às escolas

A Câmara Municipal de Sintra promove um ciclo de visitas de autores portugueses a estabelecimentos escolares do concelho de Sintra, uma iniciativa denominada "Os Escritores vão à Escola", no âmbito da Animação do Livro e da Leitura.

A iniciativa «Os Escritores vão à Escola» resulta de um protocolo anual estabelecido entre a Câmara Municipal de Sintra e a Associação Portuguesa de Escritores termina no fim do ano letivo.

Afonso Cruz, Alice Vieira, António Mota, António Torrado, Carla Maia de Almeida, Cristina Norton, Jacinto Lucas Pires, José Luís Peixoto, Luísa Ducla Soares, Margarida Fonseca Santos, Maria de Lourdes Soares, Maria Teresa Maia Gonzalez, Rosário Alçada Araújo e Violeta Figueiredo são alguns dos escritores que em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores tornaram possível esta iniciativa junto dos 50 estabelecimentos de ensino, os quais prepararam, de acordo com as obras estudadas em contexto de sala de aula, as sessões com os alunos e professores envolvidos.

A par de «Os Escritores vão à Escola», e também no âmbito da Animação do Livro e da Leitura, o projeto «O Encanto do Conto» (uma parceria entre a Autarquia e a Federação das Associações de Pais do Concelho de Sintra ) compreendeu quarenta sessões de histórias contadas pelo autointitulado “pior contador de histórias do mundo”, o argentino Rodolfo Castro, exemplar na arte de bem contar. Nas escolas, esperava-o “o pior público do mundo” e o resultado, como seria de prever, foi de empatia e entusiasmo imediatos.