Espaço do Cidadão de Pêro Pinheiro já abriu

cidadao peropinheiro

O novo Espaço do Cidadão, que vai funcionar no edifício Multiusos de Pêro Pinheiro, foi inaugurado esta sexta-feira, durante a presidência aberta de Basílio Horta à União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra considera que a abertura do espaço é do “interesse direto dos cidadãos” e que promove “um serviço para o bem-estar da comunidade” que vai servir a zona norte do concelho em prestação de serviços públicos.

Este espaço é, segundo o Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa, o resultado de uma “boa parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e a Administração Pública”.

Durante a visita de trabalho à freguesia, foram reabertas as extensões de saúde de Almargem do Bispo, Dona Maria e Sabugo, após a contratação de três médicos pelo município e a cedência, pela junta de freguesia, de dois funcionários administrativos. Para Basílio Horta tratava-se “de uma questão de humanidade em que a Câmara cumpriu o seu dever”, um mês depois de terem sido encerradas por falta de médicos.

A visita incluiu também a passagem por Covas de Ferro, onde foi assinado o protocolo de cedência da escola primária à Associação de Reformados Pensionistas e Idosos "Os Ferrinhos".

O Presidência Aberta incluiu uma passagem por Casal do Brejo, na povoação de Dona Maria, Augi (Area Urbana de Génese Ilegal) que se encontra numa fase adiantada da legalização.

Em Almornos, Almargem do Bispo, os SMAS têm previsto um investimento de cerca de dois milhões euros para esgotos pluviais, drenagem e rede de saneamento com a construção de duas estações elevatórias.

Na AUGI de Nossa Senhora dos Enfermos, em Camarões, prevê-se a criação de uma estrutura viária que melhore significativamente as acessibilidades.

Foi também inaugurado o Parque Infantil de Rebanque, um espaço que estava por concluir há mais de uma década e que hoje tem capacidade para receber cerca de 30 crianças. A visita à freguesia terminou com a deslocação à empresa Frontwave, em Pêro Pinheiro.