Exposição “Agricultores e Pastores da Pré-História” inaugurada pelo Presidente da República

inauguracao odrinas pr

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, inauguraram esta quarta-feira a exposição “Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra”, no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, em Sintra.

A exposição que conta com mais de 500 objetos, testemunha a densa ocupação humana em Sintra durante a Pré-história e apresenta, pela primeira vez ao público, alguns dos mais significativos conjuntos desde meados do sexto milénio (Neolítico antigo) até finais do terceiro milénio A.C. (Calcolítico final).

O Presidente da República mostrou-se “totalmente surpreendido com o museu, que não conhecia e convidaria todos portugueses a visitar e conhecer esta exposição temporária”. “Sintra é um exemplo do que é a arqueologia e museologia de excelência, e este museu é um modelo disso, quer pela exposição permanente quer pela temporária, que inaugurou hoje”, salientou.

Boa parte das coleções expostas resulta do trabalho de investigação arqueológica levado a cabo durante largos anos pela própria equipa do museu.

Parte destes materiais encontraram-se associados a vestígios de faunas domésticas e de sementes cultivadas, cujas cronologias – obtidas por métodos laboratoriais – vêm comprovar as mais antigas evidências de comunidades agro-pastoris até hoje documentadas na fachada atlântica ocidental da Península Ibérica.

As numerosas peças exibidas documentam as atividades quotidianas e os diversos tipos de práticas funerárias que ocorreram no longo tempo.

galeria_PRgaleria_PRgaleria_PRgaleria_PRgaleria_PRgaleria_PRgaleria_PRgaleria_PR