icone-yt pb

instagram-1ficones-twitter-fb pbicone-fb pb

proj-cof-ue a1
bot-areas1b

ban-musa2a

Exposição “Agricultores e Pastores da Pré-História” inaugurada pelo Presidente da República

inauguracao odrinas pr

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, inauguraram esta quarta-feira a exposição “Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra”, no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, em Sintra.

A exposição que conta com mais de 500 objetos, testemunha a densa ocupação humana em Sintra durante a Pré-história e apresenta, pela primeira vez ao público, alguns dos mais significativos conjuntos desde meados do sexto milénio (Neolítico antigo) até finais do terceiro milénio A.C. (Calcolítico final).

O Presidente da República mostrou-se “totalmente surpreendido com o museu, que não conhecia e convidaria todos portugueses a visitar e conhecer esta exposição temporária”. “Sintra é um exemplo do que é a arqueologia e museologia de excelência, e este museu é um modelo disso, quer pela exposição permanente quer pela temporária, que inaugurou hoje”, salientou.

Boa parte das coleções expostas resulta do trabalho de investigação arqueológica levado a cabo durante largos anos pela própria equipa do museu.

Parte destes materiais encontraram-se associados a vestígios de faunas domésticas e de sementes cultivadas, cujas cronologias – obtidas por métodos laboratoriais – vêm comprovar as mais antigas evidências de comunidades agro-pastoris até hoje documentadas na fachada atlântica ocidental da Península Ibérica.

As numerosas peças exibidas documentam as atividades quotidianas e os diversos tipos de práticas funerárias que ocorreram no longo tempo.

galeria_PRgaleria_PRgaleria_PRgaleria_PRgaleria_PRgaleria_PRgaleria_PRgaleria_PR

Artigos relacionados

  • Documentário sobre a natureza na Casa da Cultura Lívio de Morais
    inundacoes A Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, apresenta durante o mês de julho uma mostra de documentários sob o tema “Natureza em Fúria”, com entrada livre. “Avalanchas, Tempestades de Areia, Inundações e Incêndios” é o terceiro e último documentário a ser apresentado no dia 21 de julho, sábado, pelas 17h00.
  • Negrais é palco para o Festival do Leitão
    FestivalLeitao2018Banner O Festival do Leitão de Negrais, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Sintra e União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro, e Montelavar, realiza-se de 20 a 22 de julho, no Largo do Rossio, nos Negrais, com entrada livre.

Contactos
____

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657



Estamos em rede:

icone-fb Facebook

icone-tw Twitter

instagram-2Instagram

icone-yt Youtube

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2017