Exposição Coletiva de Artes Plásticas na Casa da Cultura Lívio de Morais

artes plasticas

A Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, recebe a exposição coletiva de artistas plásticos, Gil Teixeira Lopes, Matilde Marçal, Paulo Ossião, José Alves, Naftal Langa, Franc Ntaluma, Lívio de Morais e Sérgio Santimano, patente de 14 de outubro a 19 de novembro.

Considerando que a UNESCO proclamou o 5 de maio "Dia do Património Mundial de África", e Sintra foi classificada como Património Mundial, esta exposição de artes plásticas tem como objetivo celebrar estas memórias culturais com artistas de África e de Portugal de renome internacional.

GIL TEIXEIRA LOPES – Professor Catedrático da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Membro Honorário da Academia Nacional de Belas Artes. Medalha de Ouro das cidades de Génova e Mirandela.

MATILDE MARÇAL – Pintora e Gravadora de renome internacional. Licenciada em Pintura pela Escola de Belas Artes de Lisboa, onde exerceu funções de professora. Investigadora no Centro Nacional de Calcografia e Gravura do Instituto de Alta Cultura. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

PAULO OSSIÃO – Pintor, aguarelista e ceramista. Notável criador de obras de grandes dimensões em aguarela com domínio do azul multicolor. A sua obra internacional identifica-o como o maior contemporâneo aguarelista português.

JOSÉ ALVES – Escultor de obras monumentais em pedra e metal, conquistou a internacionalização de modo deslumbrante com o monumento gigantesco e histórico do desastre aéreo, obra implantada na Ilha da Madeira.

NAFTAL LANGA (1931-2014) – Foi um escultor moçambicano, autor de esculturas monumentais em madeira natural, de temática mítico-surrealista. O seu nome identifica a arte internacional de África.

FRANK N’TALUMA – Jovem escultor da Cultura Maconde. Como artista denomina-se Artista Makond, com domínio de pedra, madeira. O seu nome é internacional prometendo cada vez mais demonstração de dotes invulgares do mundo surrealista.

LÍVIO DE MORAIS – Professor, pintor e escultor moçambicano, é o patrono da Casa da Cultura de Mira Sintra. É licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Tem Mestrado em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Académico na Classe das Artes da Academia e Letras de Portugal.

SÉRGIO SANTIMANO – Fotógrafo moçambicano, residente na Suécia desde 1988. Exerce funções de Assistente no Departamento fotográfico do Biomedical Center (BMC), em Uppsala. É um fotógrafo de renome internacional, autor de imagens históricas sobre o Processo longo e dramático da Libertação Nacional de Moçambique.

Casa da Cultura Lívio de Morais
Av. 25 de Abril – Largo da igreja – Mira Sintra