FabLab de Sintra quer apoiar empreendedorismo e inovação social

fablab

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta inaugurou o Fablab de Sintra, laboratório de fabricação digital que tem como objetivo apoiar a criatividade e o desenvolvimento de novos projetos colaborativos através do acesso a equipamentos e conhecimento.

Basílio Horta referiu que “hoje é um dia muito importante em termos estratégicos para autarquia, Sintra é hoje um território de investimento com enormes potencialidades”, e sublinhou que “ a criação de emprego é uma prioridade desde o primeiro mandato, e este FabLab é um equipamento que fomenta o investimento e a criação de emprego”.

O FabLab, inaugurado na quarta-feira, junto à estação ferroviária de Massamá, representa um investimento camarário de 50.000 euros, com um apoio de 25 mil euros de uma empresa do concelho para aquisição de maquinaria.

Fab Lab é um Laboratório de Fabricação e é conhecido como um espaço de experimentação, prototipagem e materialização de ideias. Pretende democratizar o acesso a invenções pessoais e colaborativas, através de tecnologias digitais que permitem criar quase tudo. Deste modo, fomenta o espírito de inovação e criatividade.

O Fablab funciona como espaço de acesso livre que permite qualquer membro da comunidade, escolas/universidades, associações, novos empreendedores e empresas usufruírem dos seus equipamentos.

O espaço funciona de segunda a sábado, das 10:00 às 19:00, com acesso gratuito no segundo e último dia da semana e de “preços simbólicos” nos restantes dias, prevendo-se a realização de “workshops” destinados a empreendedores, escolas e associações.

Atualmente já funcionam outros FabLab em vários municípios do país, designadamente em Lisboa, no mercado do Forno de Tijolo, que desde 2013 já possui 1.270 utilizadores registados e 400 protótipos, de áreas como o design, a arquitetura ou a engenharia.

Fablab de Sintra
Largo Padre Américo, Nº10