icone-yt pb

instagram-1ficones-twitter-fb pbicone-fb pb

FabLab de Sintra quer apoiar empreendedorismo e inovação social

fablab

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta inaugurou o Fablab de Sintra, laboratório de fabricação digital que tem como objetivo apoiar a criatividade e o desenvolvimento de novos projetos colaborativos através do acesso a equipamentos e conhecimento.

Basílio Horta referiu que “hoje é um dia muito importante em termos estratégicos para autarquia, Sintra é hoje um território de investimento com enormes potencialidades”, e sublinhou que “ a criação de emprego é uma prioridade desde o primeiro mandato, e este FabLab é um equipamento que fomenta o investimento e a criação de emprego”.

O FabLab, inaugurado na quarta-feira, junto à estação ferroviária de Massamá, representa um investimento camarário de 50.000 euros, com um apoio de 25 mil euros de uma empresa do concelho para aquisição de maquinaria.

Fab Lab é um Laboratório de Fabricação e é conhecido como um espaço de experimentação, prototipagem e materialização de ideias. Pretende democratizar o acesso a invenções pessoais e colaborativas, através de tecnologias digitais que permitem criar quase tudo. Deste modo, fomenta o espírito de inovação e criatividade.

O Fablab funciona como espaço de acesso livre que permite qualquer membro da comunidade, escolas/universidades, associações, novos empreendedores e empresas usufruírem dos seus equipamentos.

O espaço funciona de segunda a sábado, das 10:00 às 19:00, com acesso gratuito no segundo e último dia da semana e de “preços simbólicos” nos restantes dias, prevendo-se a realização de “workshops” destinados a empreendedores, escolas e associações.  
 
Atualmente já funcionam outros FabLab em vários municípios do país, designadamente em Lisboa, no mercado do Forno de Tijolo, que desde 2013 já possui 1.270 utilizadores registados e 400 protótipos, de áreas como o design, a arquitetura ou a engenharia.

Fablab de Sintra
Largo Padre Américo, Nº10
Massamá

Mais informações em: http://www.fablab.fabricadoempreendedor.pt/

bfablab2

Artigos relacionados

  • Sabugo vai ter Parque Intergeracional
    pacos concelho noticia O Sabugo, na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar vai ter um "Parque Intergeracional”, construído num terreno com 1.862 metros quadrados, prevê um parque infantil, um circuito com aparelhos de fitness para utilizadores em idade adulta e uma zona de estadia para séniores.
  • Sintra lança sítio “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” para informar população
    site aldeias seguras Como proteger aglomerados populacionais face a incêndios rurais, o que fazer em caso de incêndio e quais os locais de abrigo e refúgio são algumas das informações no sítio “www.aldeiassegurasdesintra.pt” que a Câmara Municipal de Sintra lançou no âmbito do Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, que visa a defesa da floresta e pessoas.
  • Colares vai ter ciclovia atlântica
    Imagem1 A freguesia de Colares vai ter um percuso ciclável e pedonal na ligação Colares, Banzão e Praia Grande, cujo concurso público foi aprovado em reunião de câmara.

Contactos
____

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657



Estamos em rede:

icone-fb Facebook

icone-tw Twitter

instagram-2Instagram

icone-yt Youtube

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2017