Festival de Sintra - Tradição e Modernidade

De 5 a 27 de maio decorre a 52ª edição do Festival de Sintra. Como habitualmente Sintra acolhe alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais e jovens revelações nos seus locais históricos, repletos de carisma e tradição, tais como os palácios de Sintra e de Queluz e a Quinta da Piedade, além do habitual Centro Cultural Olga Cadaval, bem como, nas ruas de Sintra, com o "Sons da Rua" que se desenvolverá ao longo de um percurso, desde o Museu das Artes de Sintra até ao Terreiro Rainha D. Amélia.

"Tradição e modernidade" é a máxima desta edição do Festival de Sintra. Aliar uma história rica de experiência a uma maior democratização da cultura abrindo as fronteiras ao espaço público e alcançando assim um público mais variado e um maior número de espetadores.

A 5 de maio, no Centro Cultural Olga Cadaval, inaugura-se o Festival com uma homenagem a uma das mais assíduas colaboradoras do Festival de Sintra, Olga Prats, uma referência incontornável da música em Portugal e uma artista que tanto tem dado à região e ao País, que comemora os seus 65 anos de carreira. A esta homenagem juntar-se-ão outros artistas de renome tais como António Victorino de almeida, Artur Pizarro, Alejandro Erlich-Oliva, entre outros.

Uma Sintra mais moderna e jovem recebe, no dia 6 de maio Wim Mertens, compositor, contratenor, pianista, guitarrista e musicólogo, que, numa versão de piano solo, apresenta uma leitura essencial do tríptico "Cran des Oeufs", no Auditório Jorge Sampaio do Centro Cultural Olga Cadaval.

Lígia Moreno, chega-nos da cidade brasileira geminada com Sintra, Petrópolis, pretendendo-se agora geminar também os respetivos festivais de música. Pianista da primeira linha brasileira, 1º Prémio do Concurso Grieg na Noruega e um valor seguro da escola sul-americana de piano, apresentará o seu concerto no dia 7 de maio na Quinta da Piedade.

Nos dias 12 e 13 de maio voltamos a uma linha mais tradicional do Festival de Sintra com artistas da Escola Russa, reconhecida unanimemente como uma das referências pianísticas. Vladimir Viardo e Anna Malikhova, dois grandes nomes da interpretação e da pedagogia, apresentar-se-ão no Palácio Nacional de Queluz e no Auditório Acácio Barreiros do Centro Cultural Olga Cadaval, respetivamente. Também da Escola Russa e atendendo à preocupação de abrir o Festival a músicos da nova geração, a jovem virtuosa Kristina Miller-Koeckert, apresenta-se no dia 14 de maio na Quinta da Piedade.
Mário Laginha junta-se às Orquestras Escolares de Sintra para trazer ao Festival de Sintra, a sua visão da música portuguesa, baseado na pesquisa de Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça e do seu monumental Arquivo da Música Tradicional Portuguesa. Será uma experiência única para os jovens das Orquestras Escolares de Sintra que terão a oportunidade de apresentar-se no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 13 de maio.

A Áustria que também esteve sempre no centro quer da tradição, quer da modernidade musical estará representada por nomes superlativos daquele país. Amarcord Wien, dia 19, no Palácio Nacional de Sintra, o grande pianista austríaco Gottlieb Walisch, no dia 20, na Quinta da Piedade e Hugo Wolf Quartet, dia 21, no Palácio Nacional de Sintra, trarão a sonoridade austríaca até Sintra.
No dia 26, no Palácio Nacional de Queluz, voltamos a entrar numa perspetiva menos convencional da linha do Festival de Sintra, com o concerto do extraordinário acordeonista Richard Galliano.

Como habitualmente o Festival de Sintra encerra com um concerto gratuito, no Largo do Palácio Nacional de Queluz, que permite o acesso do público geral à grande música. O "Concerto Promenade" conta com a colaboração da Banda Sinfónica do Exército, do Coro Lisboa Cantat e de três dos mais promissores cantores portugueses: a soprano Carla Simões, o tenor Pedro Rodrigues e o barítono Diogo Oliveira.

Com o objetivo de promover um maior acesso à cultura e alcaçar um público mais variado, criou-se ´ nesta 52ª Edição do Festival de Sintra o "Sons da Rua". Nos dias 20 e 21 de maio, a oferta musical será variada e constante e vários estilos musicais   estarão representados com duos, trios, quartetos, coros, bandas e  orquestras que animarão artisticamente Sintra, num percurso, desde o Museu das Artes de Sintra até ao Terreiro Rainha D. Amélia.


PROGRAMA

5 maio
21h30
Olga Prats
(homenagem/aniversário)
Centro Cultural Olga Cadava

6 maio
21h30
Wim Mertens (solo)
Centro Cultural Olga Cadaval

7 maio
16h30
Ligia Moreno
Quinta da Piedade

12 maio
21h30
Vladimir Viardo
Palácio Nacional de Queluz

13 maio
16h30
Anna Malikhova
Centro Cultural Olga Cadaval

21h30
Mário Laginha
com Orquestra  Escolar
de Sintra
Centro Cultural Olga Cadaval

14 maio
16h30
Kristina Miller-Koeckert
Quinta de Piedade

19 maio
21h30
Amarcord Wien
Palácio Nacional de Sintra

20 maio
16h30
Gottlib Wallisch
Quinta da Piedade

21 maio
19h30
Hugo Wolf Quartet
Palácio Nacional de Sintra


26 maio
21h30
Galiano /trio
Palácio Nacional de Queluz

27 maio
21h30
Concerto Promenade
Banda Sinfónica do Exército / Coro Lisboa Cantat / Tenor Pedro Rodrigues / Soprano Carla Simões / Barítono Diogo Oliveira
Largo do Palácio Nacional
de Queluz

20e21 maio
"Sons da Rua - Sintra"

20 maio
14h00 às 19h00
Quarteto de jazz
MU.SA

14h00 às 19h00
Trio de música folk
Duo de guitarras - jazz/pop
Heliodoro Salgado

14h00 às 15h00
Banda Filarmónica "Os Aliados"
Jardim da Correnteza

16h30 às 17h30
Banda Filarmónica de São Bento
de Massamá - Filarmoniartes
Jardim da Correnteza

14h00 às 19h00
Duo de música das ska/flamenco
Estação da CP de Sintra

18h00 às 19h00
Percussão (tocado em movimento)
Estação da CP de Sintra - Vila /
Vila / Estação da CP de Sintra

14h00 às 19h00
Quarteto de Flamenco
Paços do Concelho

14h00 às 19h00
Duos de violino (alunos da OES)
Música erudita | Duos de violino (alunos do Conservatório) - música erudita | Trio de voz, guitarra e percussão - música pop | Estrada sonora com instrumental Orff | Duo de saxofone e guitarra jazz Volta do Duche
14h00 às 16h30
Grupo Coral Infanto - Juvenil "Sementinhas Volta do Duche

14h00 às 19h00
Duos e trios de flauta transversal (música erudita) Trio de cordas (música erudita) Duo de violino e harpa (música erudita) Terrreiro Rainha D. Amélia

Preço do bilhete por concerto: de 10 a 20 euros Locais de venda:
MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Nos locais dos espetáculos, uma hora antes do seu início Ticketline | www.ticketline.pt | Casino Lisboa | C. C. Dolce Vita | C. C. MMM | C. C. Mundicenter | El Corte Inglés | FNAC | Galeria Comercial Campo Pequeno | Worten | Abreu