Início da obra do novo Parque Urbano em Monte Abraão

ramada curto

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, assinalou esta sexta-feira o início da obra do Parque Urbano da Rua Ramada Curto, em Monte Abraão, numa área de 6 mil e 600 metros quadrados, num investimento de 272 mil euros.

Este novo espaço, que no seu raio de influência (500 metros) serve cerca de 5 mil pessoas, pretende e qualificar o espaço público integrando-o na malha urbana, permitindo a melhoria das condições de acessibilidade pedonal e viária.

"Esta obra significa dar às famílias um espaço de lazer com zonas verdes e espaços organizados de estacionamento. As pessoas vão poder usufruir deste local que é uma mais-valia para a comunidade e um investimento na qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou o presidente da Câmara, Basílio Horta.

O parque será para usufruto de toda a população local, organizando-se em três espaços distintos, mas conectados entre si.

O parque terá espaços verdes de enquadramento e proteção com maciços arbustivos e árvores, criando-se uma zona verde contínua de recreio e lazer numa área rodeada por prédios.

Está previsto um plateaux central com equipamentos, composta por uma praceta para idosos e adultos (com área de estadia e aparelhos de ginástica), parque infantil e campo de jogos para crianças.

A obra inclui também percursos e acessos, contemplando percursos internos e passeios periféricos. Nos espaços envolventes serão executados parqueamentos automóveis, beneficiando grandemente não só os moradores, mas também facilitando o parqueamento a utilizadores que eventualmente venham de mais longe para usufruir deste parque.

Os trabalhos irão contemplar igualmente colunas de iluminação e implementação de sinalização vertical e horizontal.

A concepção do espaço pretende compatibilizar funções sociais, ambientais e ecológicas, culturais e arquitectónicas, em estreita relação com as pré-existências. A sustentabilidade do ecossistema deste novo parque far-se-á com a optimização dos recursos associados à manutenção: mão-de-obra, solo e água.

A área total da intervenção tem 6.600 m2, o valor da obra é de 272.181,26 € + IVA e tem um prazo de execução de quatro meses.

Parque Urbano Ramada Curto-001