Joana Schenker faz história e vence o Sintra Portugal Pro

web CMS 3856

A bandeira portuguesa subiu ao lugar mais alto do pódio pela terceira vez em 22 anos de evento, graças a Joana Schenker, bodyboarder algarvia que bateu a ex-campeã mundial Alexandra Rinder (Canárias) numa final emocionante que se disputou na Praia Grande, no dia 17 de setembro.

Em terceiro lugar classificou-se a campeã mundial em título, Isabela Sousa (Brasil). Apenas Manuel Centeno, em 2003, e Catarina Sousa, em 2009, ergueram o troféu de campeões na Praia Grande.

Esta vitória, na prova mais pontuada do circuito feminino, lança a portuguesa no rumo de um eventual título mundial profissional, feito que seria inédito para um bodyboarder nacional.

Destaque também para o triunfo do havaiano Sammy Morretino na prova de Bodyboard Dropknee que assim conquistou o seu primeiro título mundial numa final frente ao compatriota Dave Hubbard, 7 vezes campeão do Mundo e lenda viva da modalidade. O terceiro lugar “ex-aequo” foi para o peruano César Bauer, outro antigo campeão mundial da especialidade e para o francês Amaury Lavernhe.

Na prova Open, as honras foram para o sul-africano Ian Campbell, líder do “ranking” APB, que bateu o brasileiro Uri Valadão. Alex Uranga foi terceiro classificado. O campeão mundial em título, Pierre Louis Costes, ficou pelo quarto lugar.

Finalmente, no projunior (sub-21), vencido pelo junior Bruno Martin, excelente prestação dos portugueses Tomás Rosado e Joel Rodrigues, eliminados na meia-final.