Ministro da Economia elogia Conselho Estratégico Empresarial

O ministro da Economia, António Pires de Lima, participou ontem na reunião do Conselho Estratégico Empresarial que juntou, em Sintra, o presidente da Câmara Municipal, Basílio Horta, com duas dezenas de empresários e representantes sindicais.

Pires de Lima elogiou a iniciativa de criar um Conselho Estratégico Empresarial no município (que é presidido pelo empresário João Talone), considerando que "Sintra está de parabéns".

"Se o Conselho Estratégico Empresarial funcionar, pode ser um exemplo para outras autarquias no país e Sintra está de parabéns com esta iniciativa. Basílio Horta tem marcado a sua ação pela vontade de construir e criar pontes", disse o ministro.

Durante a iniciativa que decorreu no Palácio Valenças foram debatidas questões centrais de âmbito nacional e regional vitais para o desenvolvimento socioeconómico do concelho.

Um dos temas mais abordados foi a "injustiça", segundo vários empresários presentes, de Sintra não se poder candidatar a apoios comunitários (QREN) para o concelho.

Pires de Lima afirmou que este é um "problema" que tem que ser encarado e que, apesar de não ser a sua área, que estava sensível ao problema.

No final da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Sintra afirmou que "há um clima de esperança no concelho", adiantando que A constituição do Conselho Estratégico Empresarial é um dos instrumentos para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico do município.

"O município tem de acompanhar de perto as empresas sediadas em Sintra, bem como criar um ambiente propício à atração de novo investimento gerador de emprego e de bens transaccionáveis", afirmou Basílio Horta.

• cee_ministro_02.jpg
  • cee_ministro_03.jpg