Monumentos e museus de Sintra registam aumento de número de visitantes

Banner

As visitas aos monumentos e museus de Sintra aumentaram em 35% entre 2013 e 2015. Em apenas dois anos, o número de visitantes que procuraram os postos de turismo do município, aumentou mais de 92%, passando de 400 mil e 662 para 772 mil e 790 visitas.

A Quinta da Regaleira foi o monumento que registou o maior aumento em Sintra, 32% entre 2014 e 2015, mais 120 mil visitantes em apenas um ano.

O Parque e o Palácio Nacional da Pena receberam o maior número de visitas, com uma subida de 21,85% em relação a 2014, atingindo pela primeira vez 1 milhão de visitantes (1.082.736). O Palácio, símbolo do Romantismo em Portugal, ocupa o primeiro lugar do ranking como o monumento mais visitado do país.

Também o Palácio da Vila de Sintra registou um considerável aumento, atingindo cerca de meio milhão de visitantes, uma subida de mais de 11%.

O museu das Artes de Sintra, localizado na Estefânia e inaugurado no início de 2014, aumentou em mais de 53% o número de visitantes em 2015.

O Museu do Ar, localizado em Pêro Pinheiro, é o mais visitado de Sintra, tendo registado mais de 27 mil visitantes em 2015. Entre 2014 e 2015 os museus de Sintra tiveram um aumento de 15% no total dos seus visitantes.

“A evolução muito positiva deve-se à conjugação de diversos fatores como a aposta do reforço da imagem internacional de Sintra, uma aposta seria e responsável em eventos locais, o excelente trabalho realizado pela empresa pública Parques de Sintra Monte da Lua, o aumento da oferta do número de camas que se verificou no concelho e, também, o aumento do turismo a nível nacional”, afirma Basílio Horta presidente da Câmara Municipal e Sintra. “Desde 2013 o aumento de número de quartos de alojamento turístico disponíveis em Sintra foi superior a 33%. Este é um dos fatores fundamentais para continuar esta trajectória de crescimento e consolidação de Sintra com um destino turismo único no panorama europeu”, sublinha.

Basílio Horta relembra ainda o investimento que a autarquia tem realizado na orla costeira e o desenvolvimento de vários planos pormenor na zona para organizar e desenvolver economicamente, de forma sustentada, o litoral do concelho.

Monumentos e museus incluídos:

Palácio Nacional Sintra, Palácio Nacional Pena, Palácio Nacional Queluz, Castelo dos Mouros, Convento dos Capuchos, Museu Anjos Teixeira, Museu Leal da Câmara, Museu Ferreira de Castro, Museu Arqueológico S. Miguel de Odrinhas, Centro Ciência Viva de Sintra, Museu de História Natural de Sintra, MU.SA, Museu do Ar, Vila Alda, Quinta da Regaleira, Parque da Pena, Parque e Palácio de Monserrate, Quintinha Pedagógica de Monserrate e Chalet da Condessa D'Edla.