icone-yt pb

instagram-1ficones-twitter-fb pbicone-fb pb

proj-cof-ue a1
bot-areas1b

ban-musa2a

banco-livros-escolares1

MU.SA - Museu das Artes de Sintra

 


MU.SA

musa-doritaO MU.SA é um museu que nos propõe uma viagem pela arte figurativa existente na Coleção Municipal de Arte Contemporânea, através da pintura e da escultura produzidas por artistas portugueses e estrangeiros residentes em Portugal, mas não só: tem uma programação polivalente e plural, com obras de arte com temas e técnicas diferenciadas de autores de várias gerações, e trabalhos de artistas marcantes no panorama concelhio, nacional e internacional.

Este espaço museológico, que se encontra no antigo Casino, junto ao Centro Cultural Olga Cadaval, tem ainda uma zona para fotografia, uma Livraria Municipal e uma Galeria Municipal onde são apresentadas exposições temporárias de artistas nacionais e estrangeiros.


A coleção

Coleção Emílio de Paula Campos (1884-1943)

Emilio Paula Campos-2Emílio de Paula Campos, professor de profissão, escultor, aguarelista e colecionador de arte por vocação, obteve a sua formação artística na Escola António Arroio, em Lisboa. Em 1973 o espólio artístico que lhe pertencia foi recolhido pelo seu sobrinho, o arquiteto Francisco Castro Rodrigues (1920), e oferecido à Câmara Municipal de Sintra, que primeiramente o expôs no antigo Museu Regional de Sintra passando a partir de agora a ocupar no MU.SA um lugar de destaque.

 

 

 

 

 

 


 

Sala Dorita Castel-Branco (1936-1996)

Dorita Castel-BrancoA escultora Dorita Castel-Branco formou-se na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Está representada em coleções nacionais e internacionais, dividindo-se entre o figurativo e o abstrato, abrangendo materiais tão diversos como o poliminium, o mármore, o poliéster ou o bronze. Destacou-se na escultura, na tapeçaria, no desenho e na medalhística, área que lhe valeu diversos prémios em Portugal e no estrangeiro. Em sua homenagem a Câmara Municipal de Sintra instituiu o Prémio Medalha Contemporânea Dorita Castel-Branco.

 

  

 

 


  

Paisagem

Paisagem-2A paisagem-imagem de Sintra tem sido alvo de atenção por parte de viajantes e residentes desde tempos distantes. A partir da segunda metade do século XVIII, e em particular no século XIX, a pequena vila e a serra que a acolhe, afirmam-se como paradigma maior do movimento romântico europeu e paisagem cultural de grande valor estético, articulando harmoniosamente edificações centenárias e natureza, classificadas pela UNESCO na categoria de Paisagem Cultural e que o MU.SA convida os seus visitantes a contemplar.

 

 

 

   


 

Arte Figurativa

ArteFigurativa-2aO MU.SA propõe uma viagem pela arte figurativa existente na Coleção Municipal de Arte Contemporânea, através da arte da pintura e da escultura produzida, em particular, a partir de meados do século XX por artistas portugueses e estrangeiros a residir em Portugal.

 

 

 

 


 

 Arte Abstrata

ArteAbstrata-2

A Abstração, ou seja, a realidade composta por manchas de cor, formas, linhas ou superfícies, que parecem esquivar-se à expressão do conhecido, alcançou particular destaque nas artes visuais do século XX. A Coleção Municipal de Arte Contemporânea da Câmara Municipal de Sintra, apresenta no MU.SA algumas das suas obras mais emblemáticas que pretendem provocar e desinquietar o observador convocando-o para uma viagem exclusiva desafiando os seus significados.

 

 

 

 

 


 

Fotografia

Fotografia-2A fotografia emergiu como uma técnica libertadora que permitiu catapultar as artes visuais para novos paradigmas estéticos. Sintra pelos seus poderosos cenários, de incontornável beleza cultural, natural e paisagística constituiu-se como musa inspiradora transformando-se num dos locais mais fotografados de Portugal. No MU.SA a fotografia encontra-se representada na obra de artistas portugueses e estrangeiros, contemplando trabalhos que abrangem desde a paisagem sintrense às vanguardas estéticas mais conceptuais.

  

Galeria

VitorPi INTERIOR2-2

MU.SA Galeria Municipal é um espaço para apresentação de exposições temporárias com um alargado conjunto de artistas nacionais e internacionais. O seu principal objetivo é a dinamização da produção artística atual nas suas diversas vertentes e propostas.

 

 

 

 

 

LabArte

JorgeCerqueira CAPA-2JorgeCerqueira  INETRIOR2-2JorgeCerqueira INTERIOR3-2

  

O MU.SA LabArte é um espaço alternativo como laboratório de experimentações e valorização da ideia sobre o objeto artístico. Expressa-se em trabalhos realizados por meios transitórios e reprodutíveis, como multimédia, fotografia, vídeo-arte, atos performativos e todas as experiências de rutura radical e fundadora, questionando e transcendendo o próprio conceito de Arte.

Livraria

A Livraria Municipal é um espaço situado no átrio da entrada principal do MU.SA e dotado de um encanto especial, integrando-se subtilmente na atmosfera artística envolvente, apetece perdermo-nos pelos seus expositores até à descoberta de algo que nos agrade pelo prazer da leitura.

 

Alguns títulos:

Obras | José Alfredo da Costa Azevedo

Sintra – Histórias com sabor | Maria João de Figueiroa Rego

Fisiologia do Saloio | A. da Cunha Sotto Mayor

Estudos Sintrenses | Francisco Costa

Eléctricos de Sintra – Um percurso centenário | Júlio Cardoso Valdemar Alves

O Vinho de Colares | Raul Esteves dos Santos

Sintra Pitoresca | Visconde de Juromenha

Vária Escrita | Autores vários

Sintra – O outro lado do Património | Câmara Municipal de Sintra


VER INFORMAÇÃO COMPLETA SOBRE AS PUBLICAÇÕES EXISTENTES AQUI.

 

Horário e Preços

Terça-feira a sexta-feira: 10h00 às 20h00
Sábados e domingos: 14h00 às 20h00
Encerra à segunda-feira e feriados.

Bilhete Normal - 1€
Desconto de 50% para: Municipes, portadores de Cartão Jovem, reformados / aposentados, estudantes de qualquer grau de ensino, professores de qualquer grau de ensino em acompanhamento de visitas de estudo, funcionários da CMS e familiares em linha reta quando acompanhados pelo mesmo e grupos organizados desde que efetuem marcação prévia.

Contactos e Localização

De endereço:

MU.SA - Museu das Artes de Sintra
Av. Heliodoro Salgado, Estefânea
2710-575 SINTRA

Receção / Livraria Municipal: 21 924 37 94
Serviço Educativo: 96 523 36 92

Contactos
____

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657



Estamos em rede:

icone-fb Facebook

icone-tw Twitter

instagram-2Instagram

icone-yt Youtube

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2016