MU.SA recebe exposição de escultura de Volker Schnüttgen

745x300 Mo-nu-mentos

MO-NU-MENTOS é o nome da exposição de escultura de Volker Schnüttgen, que vai estar patente no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, de 21 outubro a 12 dezembro.

Na presente exposição estão expostos três grupos de trabalho em materiais distintos que representam momentos marcantes na sua obra.

O primeiro grupo de trabalhos (anos 90) é esculpido em Lioz, uma pedra oriunda do concelho de Sintra. O Lioz é a rocha mais presente no património luso, seja em território nacional ou nas antigas colónias.

Os trabalhos apresentados, tanto de chão como de parede, são fortemente inspirados pelos pavimentos e fachadas policromados dos monumentos portugueses e jogam com a coloração natural das rochas.

O segundo grupo, a série Tropeços (2006/ 2007), são esculpidos em madeira branca de choupo em médio formato. São jogos de encaixes, pequenas paráfrases de arquitetura.

O terceiro grupo são duas esculturas inéditas de grande porte em granito no exterior do museu. São configurações de pedra como padrões, que estabelecem sinais, que marcam lugares, criam espaços simbólicos que podem ser descobertos. Eles oferecem aberturas sobre o interior íntimo do bloco, bem como vistas para a paisagem circundante, fundindo o interior com o exterior como parte de um todo. O espaço vazio ganha a mesma importância que a densidade cristalina da pedra.

Volker Schnüttgen licenciou-se em Artes Plásticas na Universidade das Artes em Bremen, em 1980. Em 1992 chegou através de uma bolsa de estudos do Ministério de Negócios Estrangeiros Português a Portugal e devido à sua paixão pelas rochas ornamentais portugueses decidiu estabelecer-se no Concelho de Sintra.

Em 2008 terminou o Mestrado em Artes Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Na mesma Faculdade leccionou entre 2010 e 2016 na Área de Escultura como docente convidado.

Está representado com mais de 30 obras no espaço público em Portugal e no estrangeiro.

MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Avenida Heliodoro Salgado