icone-yt pb

instagram-1ficones-twitter-fb pbicone-fb pb

proj-cof-ue a1
bot-areas1b

ban-musa2a

Museu das Artes de Sintra aberto ao público há três anos

 MU.SATrês anos depois de abrir as portas ao público, o Museu das Artes de Sintra (MU.SA) continua a promover o património histórico e cultural do município, que é reconhecido pela Unesco como Património Mundial.

 “O MU.SA começou a ser pensado no início deste mandato e rapidamente se concretizou, tornando-se nestes três anos uma âncora cultural do nosso concelho, com uma programação muito abrangente”, refere Basílio Horta, sublinhando ainda o “grande aumento” do número de visitantes, que “subiu de 23 066 visitas em 2015 para 44 600 no ano de 2016”.

O Museu das Artes de Sintra comemora o seu terceiro aniversário e ao longo destes três anos tem dado principal destaque à Coleção Municipal de Arte Contemporânea, com exposições permanentes de pintura produzidas por artistas portugueses e estrangeiros residentes em Portugal, tais como: Columbano Bordalo Pinheiro, Alfredo Keil, João Cristino da Silva, António Carneiro, Colebrooke Stockdale, José d´Ávila, Bernardo Marques, António Duarte, Real Bordalo, Leal da Câmara, Pedro Anjos Teixeira, Mily Possoz, Vitor Pi ou Júlio Pomar.

Fazem parte de espólios propriedade do município, obras de Dórita Castel-Branco e de Emílio Paula Campos, consideradas das mais importantes em termos artísticos e de valor patrimonial.

Aberto desde 2014, o MU.SA, instalado no edifício do antigo casino de Sintra, situado na zona da Estefânia, tem também apostado numa programação polivalente e plural com exposições sobre temas e técnicas diferenciadas (fotografia, por exemplo), de artistas do concelho, de várias gerações, promovendo eventos culturais, dos quais se destacam, em 2016, a realização da segunda edição do Sintra Press Photo, Festival Periferias – Festival Internacional de Artes Performativas, Cortéx - Festival de Curtas Metragens de Sintra, entre outros.

No centro histórico de Sintra, nos últimos dois anos, abriram ao público mais dois espaços museológicos: o News Museum dedicado às notícias, aos média e à comunicação e o centro interativo Sintra Mitos e Lendas, que convida a uma viagem pelo misticismo, segredos e romantismo da vila, através da história, música e literatura e com recurso a cenografia, técnicas multimédia e experiências sensoriais.

 

 

Artigos relacionados

  • XVI Concurso de Artesanato de Natal do Grupo dos Artistas Vale de Eureka
    concurso natal Já está a decorrer o XVI concurso de Natal do Grupo dos Artistas Vale de Eureka e as inscrições estão abertas até ao próximo dia 6 de dezembro. Os trabalhos do concurso estarão expostos de 9 de dezembro a 7 de janeiro, no seu espaço cultural e sede junto ao Palácio Nacional de Queluz.
  • Isabel Huppert inaugura exposição no MUSA – Museu das Artes de Sintra
    hupert-18-11-17 O MU.SA – Museu das Artes de Sintra assistiu hoje à inauguração da exposição Isabelle Huppert: Woman of Many Faces, integrada no LEFFEST'17 - Lisbon & Sintra Film Festival 2017, a qual contou com a presença da atriz, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e diversas personalidades do cinema.
  • Mercado de Natal em Queluz
    mercado natal O espírito de Natal chegou a Sintra! De 24 a 26 de novembro terá lugar a II edição do Mercado de Natal de Queluz e Belas, no Jardim Conde de Almeida Araújo, em Queluz, onde os visitantes poderão encontrar peças de artesanato originais, desde o tradicional ao contemporâneo.

Contactos
____

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657



Estamos em rede:

icone-fb Facebook

icone-tw Twitter

instagram-2Instagram

icone-yt Youtube

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2016