Noites de Sintra iluminadas pelo AURA FESTIVAL

Convite Aura Festival 2018

O Aura Festival é um evento noturno, de entrada livre, que decorre de 2 a 5 de agosto, das 21h00 às 24h00, concebido para um ambiente de convívio e festa na vila de Sintra, é dedicado à experienciação de atmosferas através de instalações artísticas que recorrem à Luz como meio de expressão.

A quarta edição do Aura Festival - Light Atmospheres, vai realizar-se entre o MU.SA e a Quinta da Regaleira, com apresentações de arte da luz, vídeo, memórias, documentário, passeios, projeções interativas e street food.

AURA é sobre a Arte da Luz na vila de Sintra. A Luz como uma matéria, um meio e uma metáfora, alia-se ao fascínio ancestral que Sintra exerce sobre quem a escolhe, por destino ou circunstância. Acontecimentos artísticos em locais simbólicos transfiguram a noite e as memórias, criando um Caminho de Luz na Paisagem Cultural de Sintra.

O Festival acompanha as comemorações do Ano Europeu do Património Cultural e apresenta um programa internacional que reflete a importância do património de Sintra e a sua ancestral capacidade de atração, projeções de vídeo interativas e criação em tempo real e esculturas de luz in situ

As mais de uma dezena de obras apresentadas foram elaboradas a partir de referências locais como por exemplo arquivos fotográficos, relatos de histórias dos moradores ou a peculiar produção do vinho de Colares.

Entre a partilha de experiências internacionais, a concretização dos projetos com a comunidade sintrense, e o assumir de boas práticas de intervenção no espaço público e no património cultural na vila, AURA vai criando um campo de ação, uma linguagem e uma comunidade de artistas, pensadores e amigos por todo o mundo.

Aura é a mistura perfeita entre a paixão pela pesquisa, o equilíbrio de recursos, a sustentabilidade do impacto na paisagem e a inclusão do património cultural local (material e imaterial) na criação e prática artística.

Criado e produzido pela Criatividade Cósmica, com co-produção da Câmara Municipal de Sintra e patrocinado pela Parques de Sintra Monte da Lua e Fundação Cultursintra, o AURA foi distinguido com o selo de “remarkable festival” 2017-2018 pela associação europeia EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe) devido ao seu compromisso artístico, abordagem inovadora, envolvimento da comunidade e compromisso europeu e internacional.

Mais informações em http://www.aurafestival.pt/

MAPA COM PROGRAMAÇÃO