Obras do Centro de Saúde de Almargem do Bispo estão a avançar

web CMS 9661

No âmbito da presidência aberta à união de freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta visitou a obras do Centro de Saúde de Almargem do Bispo que estão a avançar a bom ritmo.

O Centro de Saúde de Almargem do Bispo servirá cerca 7 mil e 600 utentes, representa um investimento de 775 mil euros da Câmara de Sintra, dos quais 30% são suportados pela autarquia de Sintra e restantes 70% pelo Governo, e está a ser construído em Casal do Rebolo. Este equipamento vem suprir as necessidades dos utentes da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta referiu que "a construção deste centro de saúde foi uma vitória para a comunidade de Almargem do Bispo, uma prioridade e um compromisso assumido perante a população que se está a cumprir”.

O equipamento terá um gabinete de planeamento familiar, quatro gabinetes médicos, dois gabinetes de enfermagem e dois gabinetes para tratamentos e zona de estacionamento, entre outras valências.

“A construção deste equipamento foi mais um passo na estratégia do município para a área da saúde e a concretização de um legítimo anseio das pessoas da freguesia", referiu Basílio Horta.

web CMS 9635

• Sintra comemorou os 108 anos da Implementação da República com a cerimónia do Hastear da Bandeira
    5 outubroDurante a cerimónia, realizada no dia 5 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta referiu os três principais ideais que sustentaram a revolução - liberdade, igualdade e fraternidade – acrescentando o desenvolvimento económico como quarto princípio. “A liberdade é as pessoas sentirem-se ouvidas o que nos levou à criação dos conselhos estratégicos, para conseguirmos chegar mais perto da população e chamar a sua participação”, referiu o presidente da autarquia, defendendo que “todos os homens nascem livres e iguais em direitos, qualquer poder deve tratar todos por igual, todos devem ter igualdade na dignidade e igualdade de oportunidades” e “não podemos viver uns sem os outros, é importante olhar com atenção para todos os que nos rodeiam”. Por último mencionou que “sem desenvolvimento económico a igualdade não poderia existir, não haveria capacidade de criar emprego nem a capacidade de criar riqueza”. Mais tarde, nos Paços do Concelho, foi assinado um protocolo entre a autarquia e a Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural (constituída pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa e a Assimagra- Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins), para a atribuição de um subsídio no valor de 150 mil euros e a cedência pelo período de dois anos de uma sala no Edifício Multiusos de Pêro Pinheiro para instalação da sede. Deste protocolo nasce assim o Centro de Inteligência e Tenologia da Industria da Pedra Natural – StoneCITI. Basílio Horta enalteceu o projeto pela “sua capacidade de ir mais longe e por permitir o desenvolvimento de uma parte do concelho”, referindo ainda que este acordo teve “um fim e um início. Fim de um longo processo de reuniões com os empresários e o início de uma parceria de enorme importância para o associativismo da região. É também o princípio de um forte impulso para a região, considerada o coração da pedra, Pêro- Pinheiro”. As comemorações continuaram em Rio de Mouro, onde foi inaugurada a Praceta Sacadura Cabral, depois de profundas obras de requalificação cujo objetivo passou pelo reforço e qualificação da praceta enquanto centralidade urbana. Em Monte Abraão, decorreu no Bairro 1.º de Maio a entrega das chaves de duas lojas municipais à Associação dos Naturais e Amigos de Angola em Portugal e à Casa da Guiné – Associação de Solidariedade Social. Foram, também, entregues cerca de oitenta acordos de utilização da Horta Solidária. Este projeto é cofinanciado pelo PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, com a colaboração da CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Para Basílio Horta, este foi mais um momento de “coesão territorial, dando continuidade à Política Concelhia de Acolhimento e Integração promovendo um olhar solidário sobre as pessoas deslocalizadas.” Por fim, foi inaugurado o Espaço Recreativo e de Lazer do Bairro 1.º de maio, composto por um espaço de jogo e recreio, um espaço desportivo e um espaço de lazer que vai proporcionar a convivência entre as várias gerações de moradores do bairro.