Olga Cadaval recebe Coral Sinfónico de Portugal para concerto de ano novo

concerto

Para dar as boas vindas ao ano de 2018, o Coral Sinfónico de Portugal apresentou uma das obras mais famosas do repertório coral sinfónico, Carmina Burana, a 7 de janeiro, no Centro Cultural Olga Cadaval.

O texto é baseado numa série de textos latinos, medievais e escritos vernaculares de trovadores, compilados no séc.XIX e com a Roda da Fortuna logo na primeira página.
Carl Orff (1895- 1982) ficou de imediato cativado e inspirado.

As palavras contêm comentários satíricos e irónicos sobre a religião medieval e sobre a sociedade contemporânea, mas a própria música expressa vivamente o impulso natural das palavras, sendo não tanto um comentário cristão como uma celebração pagã da alegria da vida.

O concerto começou com a Bacchanale da ópera Samson e Delilah de Camille Saint-Saëns.