“Paisagem Cultural de Sintra” celebra 22 anos de Sintra como Património Mundial

22-anos

A Câmara Municipal de Sintra disponibiliza o sítio “Paisagem Cultural de Sintra”, uma ferramenta que espelha o trabalho de investigação sobre o nosso património, no âmbito do vigésimo segundo aniversário da elevação de Sintra a Património da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural, que se comemora hoje, dia 6 de dezembro.

Este novo sítio disponibiliza conteúdos dedicados ao património cultural de Sintra e às áreas classificadas do património cultural bem como ao Gabinete de Património Cultural - estrutura gestora do sítio, criada pelo Município e pela Parques de Sintra Monte da Lua -, assim como a sua missão (constituído em 2015), fundamentos, história e plano de gestão da Paisagem Cultural.

Sintra foi classificada Património Mundial, no âmbito da categoria “Paisagem Cultural”, no dia 6 de Dezembro de 1995, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, realizada em Berlim.

Foi o primeiro sítio inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural, sendo o valor universal desta paisagem reconhecido, desde então, como uma abordagem pioneira ao paisagismo romântico, cujos elementos-chave são os parques e monumentos que desenham, por si só, uma linha histórica do tempo.

O sítio está disponível em http://paisagemcultural.cm-sintra.pt