Palácio de Sintra recebe os The Myrthen Ensemble

myrten ensemble

Não podia haver melhor lugar do que Sintra, “promontório da Lua” como foi designada desde os tempos mais remotos, para o programa “Songs to the Moon” pelo The Myrten Ensemble, no dia 14 de outubro, às 18h00, no Palácio Nacional de Sintra.

Desde a antiguidade a Lua tem inspirado artistas, músicos e poetas. O programa deste concerto inspira-se nas suas múltiplas características. Umas vezes de consolo, muitas vezes de sedução, em serenatas, e por vezes de intimidação pela eminencia da extinção dos últimos raios de sol. Uma paisagem lunar é um convite a uma viagem pelos mistérios da literatura da canção em torno de Brahms e Schumann, mas também com a “Clair de lune” francesa como inspiração.

O nome do grupo refere-se à canção que Robert Schumann compôs como presente de casamento à sua mulher Clara, em 1840. Murta (Myrtles) é uma planta modesta que, desde há séculos é considerada na Alemanha como um símbolo do casamento. A sua simplicidade foi escolhida para representar a relação entre as palavras e a música, o cantor e o pianista, a imaginação, a sonoridade, e a relação entre o intérprete e a audiência.

Os membros fundadores do The Myrthen Ensemble são Mary Bevan (soprano), Clara Mouriz (mezzo-soprano), Allan Clayton (tenor), Marcus Farnsworth (baritone) e Joseph Middleton (piano).

Na sua estreia apresentaram-se como artistas residentes no Aldeburgh Festival, com concertos transmitidos na BBC Radio 3 e um triunfante concerto em Londres: “ Pura alegria, pela entrega entusiástica, elegância e nada que eu tenha assistido este ano musicalmente se compara a esta adorável soirée… excecional musicalidade, cada frase bem trabalhada e colorida, tudo com grande emoção” (Rupert Christiansen, The Telegraph).

Mais informações em www.festivaldesintra.pt

Bilhetes à venda em https://ticketline.sapo.pt/evento/the-myrten-ensemble-36342