Praceta Sacadura Cabral em Rio de Mouro requalificada

web CMS 9082

A Câmara de Sintra iniciou esta segunda-feira a requalificação da Praceta Sacadura Cabral em Rio de Mouro, com a assinatura do auto de consignação.

O objetivo da intervenção passa pelo reforço e qualificação da Praça Sacadura Cabral, enquanto centralidade urbana identificada no Programa Estratégico de Reabilitação Urbana ARU Mem Martins-Rio de Mouro, tirando partido dos grandes valores urbanos, particularmente da sua função agregadora, como ponto central onde as pessoas se encontram.

Procura-se desenvolver uma imagem contemporânea aliada à integração de elementos que incentivem a estadia e o lazer, que exprima a vontade de devolução da cidade aos peões e estimule o sentimento de identidade e de pertença.

“É preciso olhar para o Concelho como um todo, as ARU não podem ser só na vila histórica de Sintra, é preciso requalificar áreas onde as pessoas vivem, é necessário uma praça para ser usufruída pelas pessoas, faz falta sítios onde as pessoas possam conviver, e esta obra é uma devolução de espaços de fruição aos munícipes”, frisou Basílio Horta.

Para além da criação de uma zona de lazer, convívio e jogos de mesa, que ofereça uma estadia confortável, eventualmente complementada com a integração de mobiliário urbano próprio, prevê-se que, em fase posterior, seja equacionada a instalação de um equipamento-âncora que propicie outras atividades.

Bruno Parreira, presidente da freguesia de Rio de Mouro considera que isto " é a realização de um sonho que só é possível porque a Câmara fez um trabalho notável para que a freguesia e os munícipes usufruam deste espaço publico".

• Sintra comemorou os 108 anos da Implementação da República com a cerimónia do Hastear da Bandeira
    5 outubroDurante a cerimónia, realizada no dia 5 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta referiu os três principais ideais que sustentaram a revolução - liberdade, igualdade e fraternidade – acrescentando o desenvolvimento económico como quarto princípio. “A liberdade é as pessoas sentirem-se ouvidas o que nos levou à criação dos conselhos estratégicos, para conseguirmos chegar mais perto da população e chamar a sua participação”, referiu o presidente da autarquia, defendendo que “todos os homens nascem livres e iguais em direitos, qualquer poder deve tratar todos por igual, todos devem ter igualdade na dignidade e igualdade de oportunidades” e “não podemos viver uns sem os outros, é importante olhar com atenção para todos os que nos rodeiam”. Por último mencionou que “sem desenvolvimento económico a igualdade não poderia existir, não haveria capacidade de criar emprego nem a capacidade de criar riqueza”. Mais tarde, nos Paços do Concelho, foi assinado um protocolo entre a autarquia e a Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural (constituída pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa e a Assimagra- Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins), para a atribuição de um subsídio no valor de 150 mil euros e a cedência pelo período de dois anos de uma sala no Edifício Multiusos de Pêro Pinheiro para instalação da sede. Deste protocolo nasce assim o Centro de Inteligência e Tenologia da Industria da Pedra Natural – StoneCITI. Basílio Horta enalteceu o projeto pela “sua capacidade de ir mais longe e por permitir o desenvolvimento de uma parte do concelho”, referindo ainda que este acordo teve “um fim e um início. Fim de um longo processo de reuniões com os empresários e o início de uma parceria de enorme importância para o associativismo da região. É também o princípio de um forte impulso para a região, considerada o coração da pedra, Pêro- Pinheiro”. As comemorações continuaram em Rio de Mouro, onde foi inaugurada a Praceta Sacadura Cabral, depois de profundas obras de requalificação cujo objetivo passou pelo reforço e qualificação da praceta enquanto centralidade urbana. Em Monte Abraão, decorreu no Bairro 1.º de Maio a entrega das chaves de duas lojas municipais à Associação dos Naturais e Amigos de Angola em Portugal e à Casa da Guiné – Associação de Solidariedade Social. Foram, também, entregues cerca de oitenta acordos de utilização da Horta Solidária. Este projeto é cofinanciado pelo PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, com a colaboração da CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Para Basílio Horta, este foi mais um momento de “coesão territorial, dando continuidade à Política Concelhia de Acolhimento e Integração promovendo um olhar solidário sobre as pessoas deslocalizadas.” Por fim, foi inaugurado o Espaço Recreativo e de Lazer do Bairro 1.º de maio, composto por um espaço de jogo e recreio, um espaço desportivo e um espaço de lazer que vai proporcionar a convivência entre as várias gerações de moradores do bairro.