Presidência Aberta na União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra

DSC 8558

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, realizou na sexta-feira uma visita à União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra, no âmbito de mais uma Presidência Aberta.

A visita teve início nas instalações da Junta de Freguesia em Agualva e seguiu para o Largo da República, onde Basílio Horta anunciou que a autarquia pretende que aquele espaço seja transformado numa feira temática ao fim-de-semana, num formato diferenciado do mercado de levante que decorreu naquele lugar. Para a Quinta da Fidalga, Basílio avançou com programa de reabilitação e requalificação do edifício e do espaço circundante.

Basílio Horta esteve também no terreno onde será construído o novo centro e saúde e referiu que “o centro de saúde atual não tem condições de utilização, dificulta a vida aos munícipes e a situação não pode manter-se”. As obras de construção do edifício modular ainda não avançaram porque o investimento de 700 mil euros - suportado em 30% pela autarquia - está dependente da assinatura de um protocolo com o Ministério da Saúde.

No mercado da Agualva, Basílio Horta anunciou a criação de uma “star-up social” que vai funcionar no segundo piso do edifício municipal como incubadora de emprego.

O presidente de Câmara anunciou ainda durante a visita ao Centro Lúdico das Lopas que aquele equipamento cultural e educativo vai beneficiar de um investimento de cerca de 250 mil euros da autarquia, com o objetivo de reabilitar o espaço que há mais de 16 anos não recebe obras de beneficiação.

Na visita à Anta do Carrascal (classificada como Monumento Nacional), Basílio Horta disse que “ é preciso valorizar este património qualificado”. O investimento da autarquia de cerca de 50 mil euros abrange a conservação e restauro do monumento megalítico e o arranjo da área envolvente.

Acompanhado de uma comitiva da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta visitou  a AUGI do Grajal, cujo processo de legalização está em curso.

A décima primeira Presidência Aberta terminou na Casa da Cultura de Mira Sintra, com a inauguração da exposição do CECD, à qual se seguiu a sessão de encerramento dos trabalhos, que se realizou no auditório daquele espaço cultural, cujo debate foi muito participado.

A autarquia tem previsto um investimento de cerca de 3 milhões de euros na União de Freguesias de Agualva-Mira Sintra,  para o ano de 2015

pres1

pres2