Presidência Aberta na União de Freguesias de Sintra

DSC 0955-750X300

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, realizou na última sexta-feira uma visita à União de Freguesias de Sintra, no âmbito de mais uma “Presidência Aberta”.

A visita teve início na zona pedonal da Avenida Heliodoro Salgado, onde Basílio Horta anunciou que "a autarquia vai requalificar aquele espaço público no plano do programa estratégico para 2015", referindo ainda a “necessidade de reabilitar a zona com colocação de bancos, árvores, floreiras, entre outros equipamentos, de forma a dinamizar e atrair mais pessoas para esta zona pedonal”.

Basílio Horta esteve também no parque infantil da Portela de Sintra, que se encontra em fase de remodelação do piso e redistribuição do equipamento lúdico –  um investimento que, segundo o presidente da câmara, “tem de estar rapidamente a funcionar, com condições para servir os munícipes”.

Na estrada de ligação entre a Portela de Sintra e Ouressa, em Mem Martins, está prevista a construção de uma ciclovia com aproximadamente 3km, destinada a rodagem de bicicletas e criação de percursos pedonais em ambos os lados de toda a extensão da via. Esta ciclovia vai possibilitar, por exemplo, aos alunos daquela área efetuarem o percurso de bicicleta para a escola. Basílio Horta afirmou que “está a ser estudada a possibilidade de criação de uma rede de ciclovias no concelho”, e acrescentou que “ o mais importante é começar com pequenos troços com utilidade para os munícipes”. O início da intervenção, com um custo aproximado de 150 mil euros, está previsto para o segundo semestre de 2015.

Na visita ao Largo D. Fernando II, em São Pedro de Penaferrim, o presidente da Câmara disse que “ é preciso valorizar esta zona para passar a ser um centro de acontecimentos”, com a reorganização do parque de estacionamento e construção de um anfiteatro onde seja possível estar sentado a aproveitar o enquadramento da área envolvente, ao longo da qual se costuma realizar a feira de São Pedro. Em meados de dezembro, o projeto de reabilitação desta zona vai entrar em fase de consulta pública. Nesta zona está, também, prevista a remodelação das redes de abastecimento de água e a recuperação dos pavimentos, com início dos trabalhos no segundo semestre de 2015. O investimento atinge os 3 milhões de euros.

A décima  “Presidência Aberta” terminou na sede dos Bombeiros Voluntário de Sintra, em cuja  sessão de encerramento participaram vários representantes de associações e empresários daquela união de freguesias.