Presidente da República inaugura exposição inédita no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

odrinhas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, inauguram no próximo dia 7 de março uma exposição no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, com mais de 500 objetos que testemunham a densa ocupação humana em Sintra durante a Pré-história.

“Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra” é o nome da exposição que apresenta, pela primeira vez ao público, alguns dos mais significativos conjuntos desde meados do sexto milénio (Neolítico antigo) até finais do terceiro milénio A.C. (Calcolítico final).

Boa parte das coleções expostas resulta do trabalho de investigação arqueológica levado a cabo durante largos anos pela própria equipa do museu.

Parte destes materiais encontraram-se associados a vestígios de faunas domésticas e de sementes cultivadas, cujas cronologias – obtidas por métodos laboratoriais – vêm comprovar as mais antigas evidências de comunidades agro-pastoris até hoje documentadas na fachada atlântica ocidental da Península Ibérica.

As numerosas peças exibidas documentam as atividades quotidianas e os diversos tipos de práticas funerárias que ocorreram no longo tempo.

A exposição vai estar patente neste museu municipal a partir de 8 de março, e inaugura a nova secção expositiva deste espaço, denominada “Claustro do Tempo”.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, inaugurado em 1999, reúne hoje várias centenas de monumentos epigráficos, aos quais se somam muitas outras coleções de materiais arqueológicos.

Amplamente concebido e dotado de todos os equipamentos necessários, incluindo uma vasta biblioteca especializada, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas veio substituir o pequeno museu lapidar aí construído pela Câmara Municipal de Sintra em 1955.

Mas, em última análise, o Museu remonta, nas suas mais antigas origens, ao Renascimento, época em que se reuniu já, em torno da ermida local, uma importante coleção de inscrições romanas.

Nova imagem 1