Procedimentos a adotar perante a vaga de calor que se avizinha

Onda Calor

A Câmara Municipal de Sintra, perante a previsão de tempo seco e quente para os próximos dias, relembra quais os procedimentos a adotar durante os períodos de maior calor.

As recomendações deverão ser cumpridas de forma a minimizar o risco de incêndios florestais/rurais, bem como salvaguardar a saúde individual e familiar dos munícipes e visitantes.

Segundo indicação da ANPC  Autoridade Nacional de Proteção Civil e, nos termos da legislação em vigor É PROIBIDO:

• Realizar queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
  • Utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
  • Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
  • Fumigar ou desinfestar apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Na realização de trabalhos agrícolas e florestais, deve:

• Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
  • Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
  • Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

Para se proteger dos efeitos do calor na saúde mantenha-se informado, hidratado e fresco, conforme indicação da Direção Geral de Saúde:

• Procure ambientes frescos (preferencialmente climatizados);
  • Evite que o calor entre dentro das habitações; correr as persianas, ou portadas e mantenha o ar circulante dentro de casa; refrescar a habitação e evite ligar fornos.
  • Beba água ou sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas.
  • Utilize roupa solta (algodão), que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol;
  • Utilize protetor solar com fator > 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas;
  • Escolha as horas de menor calor para viajar de carro.
  • Não permaneça dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol, nem deixe os animais domésticos no carro;
  • Evite atividades que exijam grandes esforços físicos;
  • Dê atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como: crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior ou pessoas isoladas;
  • Ofereça água aos recém-nascidos, crianças, pessoas idosas e pessoas doentes porque podem não manifestar sede;
  • Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente;
  • As crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar, devendo evitar-se a exposição direta de crianças com menos de três anos (usar roupa e protetor solar >50).

A APA  Agência Portuguesa do Ambiente adverte, na sequência das elevadas temperaturas, para a alteração da qualidade do ar, principalmente no litoral do país. Os populentes associados a este aumento da temperatura, têm efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível  crianças, idosos, grávidas, doentes com problemas respiratórios crónicos (principalmente asma) e doentes do foro cardiovascular –, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações, devendo ser seguidas as recomendações específicas da Direção Geral de Saúde

A APA continuará a acompanhar a situação, divulgando ao público toda a informação da qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização, que podem ser consultados aqui.