Projeto “Imagina Lá” estimula alunos com necessidades educativas especiais

inclusão

O Agrupamento de Escolas de Massamá alcançou o primeiro lugar do concurso “Imagina Lá”, lançado pela Câmara Municipal de Sintra, com o objetivo de criar a imagem e a linguagem gráfica necessária à divulgação do 7º Encontro de Práticas para a Inclusão.

O trabalho vencedor é assinado pelos alunos do 5º ano: Alcídia Costa Cabral, Bárbara Frazão, Diana Simões, Francisco Freitas Lagarto, Maria Pira Fernandes e Pedro Henrique Coutinho. O prémio ser-lhes-á entregue no próximo dia 22 de novembro, pelas 18h30, no Museu de História Natural de Sintra.

Esta iniciativa pretende dar visibilidade, estimular e valorizar os alunos com necessidades educativas especiais, integrados em contextos regulares de ensino e em percursos curriculares alternativos.

Durante o passado mês de outubro foi desenvolvida  uma oficina de exploração da exposição de  trabalhos das várias escolas participantes, tendo como ponto de partida o trabalho vencedor.

A oficina desafiou os alunos a abrir caminhos lúdicos para o  seu desenvolvimento psicomotor e criativo, experimentando descobertas com o seu corpo e com o corpo dos outros, estimulando a auto-estima, a observação do outro e a consciência corporal de cada um.

A exposição de trabalhos, dos cerca de 120 alunos participantes,  manter-se-á  até dia 22  novembro, no Museu de História Natural de Sintra.