Projeto para adaptar Sintra às alterações climáticas

alteracoes-climaticas

A Câmara Municipal de Sintra junta-se ao projeto “ClimAdaPT.Local” que tem por objetivo definir estratégias locais para a adaptação às alterações climáticas, em parceria com a Faculdade de Ciências da Univ. de Lisboa, através do Centro de Pesquisa para a Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas.

As recentes intempéries que assolaram a costa de Sintra indicam o modo como fenómenos climatéricos extremos vão-se tornando mais frequentes e com maior impacto no território e indicam a necessidade de atuação da administração local em medidas capazes de dotar de maior resiliência as comunidades com estratégias de adaptação às alterações climáticas.

Este projeto visa iniciar um processo contínuo para a integração de mecanismos de adaptação local aos desafios climáticos globais nas ferramentas de planeamento e atuação municipal, envolvendo técnicos municipais, e promovendo a consciencialização dos atores locais.

O ClimAdaPT.Local insere-se no Programa AdaPT – Adaptar Portugal às Alterações Climáticas, financiado pela Agência Portuguesa de Ambiente, I.P, através do Fundo Português de Carbono, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE/EEA-Grants).