icone-yt pb

instagram-1ficones-twitter-fb pbicone-fb pb

proj-cof-ue a1
bot-areas1b

ban-musa2a

Reabilitação da ETAR do Magoito em curso

web CMS 6198

Os SMAS de Sintra estão a realizar obras de reabilitação da Etar do Magoito, com o objetivo de dotar esta estação de tratamento com mecanismos para reutilização de cursos de água, que correm a partir de uma acumulação de outros cursos de água na época das chuvas.

“É um bom investimento para a população e para a preservação do meio ambiente. A reabilitação desta infraestrutura no Magoito vai resolver um problema de acumulação de águas e lamas que estava sem solução”, referiu Basílio Horta numa visita ao local. 

Com um investimento de aproximadamente 900 mil euros (85% do valor adjudicado tem financiamento aprovado do POSEUR), abrange 5500 habitantes, da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

A remodelação da ETAR do Magoito promove uma melhoria na água e na areia da praia.  Assim deixarão de ocorrer descargas na linha de água tal como, ocorre, atualmente quando existe um aumento considerável do curso de água sempre que chove. Esta obra possibilitará a atribuição da bandeira azul a esta praia (atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE)). 

A empreitada contará ainda com a redefinição do traçado do emissário do Magoito, garantindo a afluência gravítica dos efluentes à ETAR, o que contribuirá para a robustez do sistema. A obra inclui igualmente a recuperação e limpeza da Ribeira da Mata e a formação de uma cortina visual à ETAR minimizando os impactes visuais, através da plantação de árvores.

Esta Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) trata as águas residuais provenientes das localidades de Bolembre, Magoito, Tojeira, Aldeia Galega, Arneiro dos Marinheiros, Fontanelas, Gouveia e Pernigem, situadas na União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem.

A obra iniciada em Janeiro de 2017 tem um prazo de execução de 360 dias.

Artigos relacionados

  • Sintra recebe Workshop "Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural Sustentável"
    agrobio A Agrobio - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, em parceria com Câmara Municipal de Sintra, a Cooperativa Agrícola de Sintra e a A2S - Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, vai realizar no dia 16 de maio no Palácio de Valenças em Sintra, o Workshop “Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural Sustentável”. O Workshop enquadra-se no âmbito da Campanha + Bio e tem como objetivo aumentar a consciência dos participantes para a importância da conversão em Agricultura Biológica, o impacto desta no meio-ambiente, as possibilidades da política agrária comum para o desenvolvimento de uma ruralidade sustentável e a aprendizagem direta com um produtor Bio em diferente áreas de produção. Com o contributo da Associação A2S este Workshop terá não só a componente dos apoios da Política Agrícola Comum, a cabo da Agrobio, como também os apoios ao investimento no âmbito do PDR2020. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia. Informações e inscrições: AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica Calçada da Tapada, n.º 39 - r/c Dt.º 1300-545 Lisboa Tel.: 21 364 13 54 Fax: 21 362 81 33 Mapa localização do Workshop Palácio de Valenças Rua Visconde de Monserrate, 60 2710-631 Sintra

Contactos
____

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657



Estamos em rede:

icone-fb Facebook

icone-tw Twitter

instagram-2Instagram

icone-yt Youtube

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2016