Reabilitação da ETAR do Magoito em curso

web CMS 6198

Os SMAS de Sintra estão a realizar obras de reabilitação da Etar do Magoito, com o objetivo de dotar esta estação de tratamento com mecanismos para reutilização de cursos de água, que correm a partir de uma acumulação de outros cursos de água na época das chuvas.

“É um bom investimento para a população e para a preservação do meio ambiente. A reabilitação desta infraestrutura no Magoito vai resolver um problema de acumulação de águas e lamas que estava sem solução”, referiu Basílio Horta numa visita ao local.

Com um investimento de aproximadamente 900 mil euros (85% do valor adjudicado tem financiamento aprovado do POSEUR), abrange 5500 habitantes, da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

A remodelação da ETAR do Magoito promove uma melhoria na água e na areia da praia.  Assim deixarão de ocorrer descargas na linha de água tal como, ocorre, atualmente quando existe um aumento considerável do curso de água sempre que chove. Esta obra possibilitará a atribuição da bandeira azul a esta praia (atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE)).

A empreitada contará ainda com a redefinição do traçado do emissário do Magoito, garantindo a afluência gravítica dos efluentes à ETAR, o que contribuirá para a robustez do sistema. A obra inclui igualmente a recuperação e limpeza da Ribeira da Mata e a formação de uma cortina visual à ETAR minimizando os impactes visuais, através da plantação de árvores.

Esta Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) trata as águas residuais provenientes das localidades de Bolembre, Magoito, Tojeira, Aldeia Galega, Arneiro dos Marinheiros, Fontanelas, Gouveia e Pernigem, situadas na União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem.

A obra iniciada em Janeiro de 2017 tem um prazo de execução de 360 dias.