Reabilitação de estrutura da Escada na Rua Camilo Castelo Branco

CMS 0207

A Câmara Municipal de Sintra está a reabilitar, no âmbito da estratégia de requalificação urbana, a estrutura da escada na Rua Camilo Castelo Branco, em Agualva, com um investimento de cerca de 29 mil euros.

A intervenção na escada e muro existente visa a reabilitação destas estruturas que se encontram degradadas, a fim de repor as condições de segurança na sua utilização.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta visitou, esta quarta-feira, a obra que considera “muito importante, pois é uma questão de segurança para as pessoas que ali passam”.

O muro existente tem um modelo estrutural encastrado na sapata, e apoiado no coroamento pela laje. Pretende-se garantir este apoio no topo do muro, antes da demolição das escadas existentes. Para esse efeito será executada uma viga/lintel pregada ao solo, e ferrolhos entre esta viga e o muro existente. A estrutura será reabilitada em betão armado em “T” invertido para resistir aos impulsos de terras sendo também intervencionado o sistema de drenagem para dissipação das tensões hidrostáticas.