Recuperação da Ponte da Catribana avança a bom ritmo

obras catribana

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, esteve na última quinta-feira na Ponte Romana da Catribana, em João São das Lampas, para acompanhar o evoluir da obra de conservação e restauro daquele imóvel de interesse público.

A Ponte e calçada Romana da Catribana foram identificadas no início dos anos 1980 e devido ao interesse científico e patrimonial foi classificada posteriormente como Imóvel de Interesse Público.

Basílio Horta considera que “esta intervenção é um investimento na salvaguarda do património do concelho”. A câmara de Sintra está a investir cerca de 40 mil euros na ponte romana situada a Sul da localidade onde passa a Ribeira de Bolelas.

A ponte encontra-se há vários anos, em elevado grau de degradação, e com esta intervenção a autarquia pretende a conservação e restauro da estrutura da ponte, viabilizando o seu usufruto e fruição turística e cultural, através da valorização do imóvel enquanto bem patrimonial, científico e educacional.

Em paralelo a esta obra a autarquia, em articulação com o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, construiu a variante à Ponte Romana de Catribana, que permite fechar em definitivo a circulação do trafego de veículos na ponte e que implicou um investimento de cerca de 20 mil euros. Os trabalhos realizados consistiram na terraplanagem e movimentação de terras, assentamento por camadas de material granular, criação de um sistema de drenagem de águas pluviais e de passagens hidráulicas, com o objetivo de garantir uma maior estabilidade e longevidade do caminho.