icone-yt pb

instagram-1ficones-twitter-fb pbicone-fb pb

Rede de Centros Lúdicos de Sintra


logo-centrosludicos

cludico-rio-de-mouro
Programaçãopdf

cludico-lopas
pdfProgramação

cludico-massama
pdfProgramação

Rede de Equipamentos Lúdicos

Historial

A Rede de Equipamentos Lúdicos (REL) teve início em 1995, na Divisão de Saúde e Assuntos Sociais, com a abertura ao público do Centro Lúdico de Rio de Mouro, no dia 27 de julho desse ano. Em março de 1996, como resultado de uma reestruturação na CMS, foi transferido para a Divisão de Educação.

Terminado o primeiro ano de atividade foi realizada uma avaliação, a partir da qual surgiram diversas propostas, formalizadas em novembro de 1996, nomeadamente o alargamento do projeto de Rio de Mouro a outras freguesias (a criação de uma rede de Centros Lúdicos), e a diversificação do tipo de respostas através da criação de uma equipa itinerante de animação lúdico-pedagógica. A partir daqui iniciou-se o processo de criação dos Centros Lúdicos, nomeadamente o Centro Lúdico das Lopas (Agualva) e Centro Lúdico da Assafora, bem como da criação da referida equipa itinerante de animação.

Em setembro de 1999 a equipa itinerante passa a estar sediada na Freguesia de São João das Lampas, passando a partir deste momento a constituir o Centro Lúdico da Assafora (encerrado em 2011). Em setembro de 2001, é inaugurado o Centro Lúdico das Lopas, na freguesia de Agualva, e mais tarde, surge o Centro Lúdico de Massamá, que integra a REL a partir de novembro de 2011. Atualmente a REL integra o Centro Lúdico de Rio de Mouro, o Centro Lúdico das Lopas e o Centro Lúdico de Massamá.

Com o trabalho que se foi desenvolvendo na REL, nomeadamente com o início da animação itinerante, com a abertura de novos equipamentos e com os projetos de animação pedagógica, foi sendo necessário aumentar a equipa, tornando-a numa equipa multidisciplinar, constituída por elementos com diferentes formações. Com esta interdisciplinaridade tornou-se possível desenvolver métodos de trabalho, dentro das modalidades de intervenção da REL, de forma a dar uma resposta mais eficaz e de melhor qualidade às necessidades sentidas.

 

Objetivos

Os objetivos dos Centros Lúdicos envolvem tanto os adultos como as crianças; associado ao prazer de brincar estão diversos objetivos sociais de grupo, incluindo objetivos de carácter lúdico, pedagógico, educativo, social, cultural, preventivo e comunitário, criando situações/ atividades ou projetos que promovam simultaneamente o auto-desenvolvimento a nível individual, grupal e institucional.

Os Centros Lúdicos têm como principais objetivos:

> proporcionar um espaço de apoio a atividades lúdicas e/ou de lazer desenvolvidas por indivíduos, grupos, organizações e instituições da comunidade;

> fazer reconhecer o papel pedagógico, educativo e sócio-cultural que a atividade lúdica desempenha na vida de cada indivíduo e de cada grupo;

> criar espaços relacionais adequados às características, necessidades e interesses dos públicos alvo;

> criar condições para o desenvolvimento de capacidades sociais, individuais e colectivas dos indivíduos;

> diversificar experiências através do acesso a novos equipamentos, espaços, materiais e tecnologias;

> criar espaços e relações de suporte, e apoio ao desenvolvimento de trabalhos/ projetos;

> evidenciar as relações entre a atividade lúdica e as atividades desenvolvidas no âmbito do ensino, da educação, da saúde e da vida cultural, de forma a diversificar as práticas educativas e reduzir os fenómenos de absentismo e abandono escolar.

Estes equipamentos municipais pretendem…

Proporcionar a todos os seus utilizadores diferentes oportunidades e momentos de partilha, criando melhores condições de:

> prevenção;

> desenvolvimento;

> integração social.

Modalidades de Intervenção

As modalidades de intervenção coincidem com a gestão e manutenção dos equipamentos lúdicos. Apesar do modelo de organização dos espaços variar de equipamento para equipamento existe uma matriz comum a todos, que passa pela implementação das seguintes áreas:

> área de jogo;

> área da animação do livro e da leitura;

> área de expressão plástica;

> área de informática;

> área de áudio;

> área de vídeo;

> espaço exterior.

Para além desta oferta fixa, referente à primeira modalidade de intervenção – A Animação do Espaço, a equipa responsável por cada equipamento elabora uma programação de atividades, de acordo com os públicos, época do ano e calendário escolar. Sendo de referir, o papel da equipa que planifica, dinamiza o espaço e desenvolve as atividades, cumpre ao nível da ocupação do tempo livre dos seus utilizadores, disponibilizando-se para apoiar e participar no desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas, tendo em conta que o envolvimento dos indivíduos é livre, espontâneo e não obrigatório.

A implementação de Projetos de Animação Pedagógica – dirigidos a instituições e estabelecimentos de ensino do concelho de Sintra.

Apoio ao desenvolvimento de Projetos Educativos de Estabelecimentos de Ensino – desde a formação a professores e educadores relativamente a técnicas de manuseamento de materiais específicos, até à participação na definição de estratégias e no desenvolvimento de atividades com os alunos, através de deslocações dos animadores aos Estabelecimentos de Ensino.

A criação de outras respostas no âmbito do desenvolvimento sócio-educativo da Comunidade (recursos e espaços disponíveis à comunidade - Espaço de Acolhimento Temporário Sala XS – Centro Lúdico das Lopas). 

A participação em redes e parcerias locais.

 

Os Centros Lúdicos

Centro Ludico de Rio de Mouro   Centro Ludico das Lopas   Centro Lúdico de Massamá
         
cl riomouro   cl lopas   cl massama

Centro Lúdico de Rio de Mouro

galeria_cl_riomourogaleria_cl_riomourogaleria_cl_riomourogaleria_cl_riomourogaleria_cl_riomourogaleria_cl_riomouro

O Centro Lúdico de Rio de Mouro é um espaço informal (lúdico-pedagógico), que proporciona um ambiente de convívio e de partilha entre aqueles que o visitam. Localiza-se na Freguesia de Rio de Mouro, no Concelho de Sintra - junto ao Mercado Municipal/ Lidl e da PSP da mesma freguesia.

O acesso ao espaço é livre (mediante inscrição), gratuito para todas as idades e grupos organizados. Para além do conjunto diversificado de atividades dinamizadas pela equipa de animação pedagógica afeta ao espaço, das quais se destacam as horas do conto, diversos torneios e oficinas de artes plásticas, o Centro Lúdico de Rio de Mouro possui ainda como oferta fixa uma área de jogo simbólico, um espaço multimédia (com computadores com acesso à internet, Wii, leitor cd’s, etc.), um espaço de leitura e uma área de expressão plástica livre.

Disponibiliza também uma oferta diversificada de equipamento desportivo para utilização do espaço exterior.

 

Localização:

De endereço:

Morada

Av. Gil Eanes (junto ao Mercado Municipal)
2635 Rio de Mouro

Telefone
21 916 69 96

Fax
21 916 34 14

E-mail

Centro Lúdico das Lopas

galeria_cl_lopasgaleria_cl_lopasgaleria_cl_lopasgaleria_cl_lopasgaleria_cl_lopasgaleria_cl_lopas

O Centro Lúdico das Lopas localiza-se na Freguesia de Agualva e Mira-Sintra, no Concelho de Sintra, perto da sede dos Bombeiros Voluntários do Cacém e da Escola Secundária Matias Aires.

O acesso ao espaço é livre (mediante inscrição), gratuito para todas as idades e grupos organizados. Para além da oferta de um conjunto diversificado de atividades, o Centro Lúdico das Lopas possui ainda um auditório (com capacidade para 80 espetadores, equipado com material de iluminação, som e vídeo) e uma sala multimédia (com computadores com acesso à internet, Wii, leitor de dvd’s e de cd’s etc.). Tem também a funcionar a Sala Xs – Espaço de Atendimento Temporário, em parceria com a Equipa Local de Intervenção, dirigido a crianças com NEE e/ou em risco ambiental/ social, até aos 6 anos, o qual funciona com técnicos especializados das diferentes entidades envolvidas.

No Centro Lúdico das Lopas foi assinado um protocolo de colaboração entre o Município de Sintra e o Agrupamento de Centros de Saúde X de Cacém - Queluz, tendo em vista a criação do Espaço Jovem OPS - Orientação e Promoção da Saúde, desde então, a funcionar quinzenalmente (sexta feira à tarde) e dirigido a todos os jovens da comunidade.


Localização:

De endereço:

Morada
Rua Carlos Charbel
2735 Agualva - Cacém

Telefone/Fax
21 431 91 54

E-mail

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro Lúdico de Massamá

galeria_cl_massamagaleria_cl_massamagaleria_cl_massamagaleria_cl_massamagaleria_cl_massamagaleria_cl_massama

O Centro Lúdico de Massamá é um espaço informal (lúdico-pedagógico), que proporciona um ambiente de convívio e de partilha entre aqueles que o visitam. Localiza-se na Freguesia de Massamá e Monte Abraão, no Concelho de Sintra - junto à EB1/ JI de Massamá, próximo do chafariz.

O acesso ao espaço é livre (mediante inscrição), gratuito para todas as idades e grupos organizados. Para além da oferta de um conjunto diversificado de atividades, dinamizadas pela equipa de animação pedagógica afeta ao espaço, das quais se destacam as horas do conto, diversos torneios e oficinas de artes plásticas, o Centro Lúdico de Massamá possui ainda como oferta fixa uma área de jogo simbólico, um espaço multimédia (com computadores com acesso à internet, Wii, leitor cd’s, etc.), um espaço de leitura e uma área de expressão plástica livre. O Centro Lúdico de Massamá possui ainda um auditório (com capacidade para 88 espetadores, equipado com quadro interativo).

Disponibiliza também uma oferta diversificada de equipamento desportivo para utilização do espaço exterior.


Localização:

De endereço:

Morada
Rua das Rosas
2745-872 Massamá - Queluz

Telefone
21 439 20 86

Fax
21 439 20 89

E-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contactos
____

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657



Estamos em rede:

icone-fb Facebook

icone-tw Twitter

instagram-2Instagram

icone-yt Youtube

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2016