Historial
A Rede de Equipamentos Lúdicos (REL) teve início em 1995, na Divisão de Saúde e Assuntos Sociais, com a abertura ao público do Centro Lúdico de Rio de Mouro, no dia 27 de julho desse ano. Em março de 1996, como resultado de uma reestruturação na CMS, foi transferido para a Divisão de Educação.
Terminado o primeiro ano de atividade foi realizada uma avaliação, a partir da qual surgiram diversas propostas, formalizadas em novembro de 1996, nomeadamente o alargamento do projeto de Rio de Mouro a outras freguesias (a criação de uma rede de Centros Lúdicos), e a diversificação do tipo de respostas através da criação de uma equipa itinerante de animação lúdico-pedagógica. A partir daqui iniciou-se o processo de criação dos Centros Lúdicos, nomeadamente o Centro Lúdico das Lopas (Agualva) e Centro Lúdico da Assafora, bem como da criação da referida equipa itinerante de animação.
Em setembro de 1999 a equipa itinerante passa a estar sediada na Freguesia de São João das Lampas, passando a partir deste momento a constituir o Centro Lúdico da Assafora (encerrado em 2011). Em setembro de 2001, é inaugurado o Centro Lúdico das Lopas, na freguesia de Agualva, e mais tarde, surge o Centro Lúdico de Massamá, que integra a REL a partir de novembro de 2011. Atualmente a REL integra o Centro Lúdico de Rio de Mouro, o Centro Lúdico das Lopas e o Centro Lúdico de Massamá.
Com o trabalho que se foi desenvolvendo na REL, nomeadamente com o início da animação itinerante, com a abertura de novos equipamentos e com os projetos de animação pedagógica, foi sendo necessário aumentar a equipa, tornando-a numa equipa multidisciplinar, constituída por elementos com diferentes formações. Com esta interdisciplinaridade tornou-se possível desenvolver métodos de trabalho, dentro das modalidades de intervenção da REL, de forma a dar uma resposta mais eficaz e de melhor qualidade às necessidades sentidas.
Objetivos
Os objetivos dos Centros Lúdicos envolvem tanto os adultos como as crianças; associado ao prazer de brincar estão diversos objetivos sociais de grupo, incluindo objetivos de carácter lúdico, pedagógico, educativo, social, cultural, preventivo e comunitário, criando situações/ atividades ou projetos que promovam simultaneamente o auto-desenvolvimento a nível individual, grupal e institucional.
Os Centros Lúdicos têm como principais objetivos:
> proporcionar um espaço de apoio a atividades lúdicas e/ou de lazer desenvolvidas por indivíduos, grupos, organizações e instituições da comunidade;
> fazer reconhecer o papel pedagógico, educativo e sócio-cultural que a atividade lúdica desempenha na vida de cada indivíduo e de cada grupo;
> criar espaços relacionais adequados às características, necessidades e interesses dos públicos alvo;
> criar condições para o desenvolvimento de capacidades sociais, individuais e colectivas dos indivíduos;
> diversificar experiências através do acesso a novos equipamentos, espaços, materiais e tecnologias;
> criar espaços e relações de suporte, e apoio ao desenvolvimento de trabalhos/ projetos;
> evidenciar as relações entre a atividade lúdica e as atividades desenvolvidas no âmbito do ensino, da educação, da saúde e da vida cultural, de forma a diversificar as práticas educativas e reduzir os fenómenos de absentismo e abandono escolar.
Estes equipamentos municipais pretendem
Proporcionar a todos os seus utilizadores diferentes oportunidades e momentos de partilha, criando melhores condições de:
> prevenção;
> desenvolvimento;
> integração social.
Modalidades de Intervenção
As modalidades de intervenção coincidem com a gestão e manutenção dos equipamentos lúdicos. Apesar do modelo de organização dos espaços variar de equipamento para equipamento existe uma matriz comum a todos, que passa pela implementação das seguintes áreas:
> área de jogo;
> área da animação do livro e da leitura;
> área de expressão plástica;
> área de informática;
> área de áudio;
> área de vídeo;
> espaço exterior.
Para além desta oferta fixa, referente à primeira modalidade de intervenção A Animação do Espaço, a equipa responsável por cada equipamento elabora uma programação de atividades, de acordo com os públicos, época do ano e calendário escolar. Sendo de referir, o papel da equipa que planifica, dinamiza o espaço e desenvolve as atividades, cumpre ao nível da ocupação do tempo livre dos seus utilizadores, disponibilizando-se para apoiar e participar no desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas, tendo em conta que o envolvimento dos indivíduos é livre, espontâneo e não obrigatório.
A implementação de Projetos de Animação Pedagógica dirigidos a instituições e estabelecimentos de ensino do concelho de Sintra.
Apoio ao desenvolvimento de Projetos Educativos de Estabelecimentos de Ensino desde a formação a professores e educadores relativamente a técnicas de manuseamento de materiais específicos, até à participação na definição de estratégias e no desenvolvimento de atividades com os alunos, através de deslocações dos animadores aos Estabelecimentos de Ensino.
A criação de outras respostas no âmbito do desenvolvimento sócio-educativo da Comunidade (recursos e espaços disponíveis à comunidade - Espaço de Acolhimento Temporário Sala XS Centro Lúdico das Lopas).
A participação em redes e parcerias locais.
Os Centros Lúdicos
Centro Ludico de Rio de Mouro |
|
Centro Ludico das Lopas |
|
Centro Lúdico de Massamá |
|
|
|
|
|
 |
|
 |
|
 |