Remodelação da rede de abastecimento de água em Rio de Mouro

web CMS 9313

Os SMAS-SINTRA vão proceder à remodelação das redes de abastecimento de água na Serra das Minas e Rinchoa, freguesia de Rio de Mouro, num investimento total de cerca de 2 milhões e 520 mil euros. A obra tem início no segundo trimestre deste ano e abrange 32 mil moradores. Os dois investimentos envolvem a instalação de 14 Km de rede e 885 ramais remodelados.

“A necessidade de intervenção nas redes de distribuição de água da Serra das Minas e Rinchoa surge devido à inadequação das redes existentes às solicitações atuais, ao elevado número de roturas, aos incómodos e prejuízos causados à população e na qualidade do serviço prestado às populações residentes”, afirmou na última segunda-feira Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, durante a apresentação do plano de investimento.

Pretende-se assim com a empreitada reformular as áreas de influência e patamares altimétricos, remodelar todas as condutas em fibrocimento, substituir os ramais domiciliários existentes e definir zonas de medição e controlo (ZMC), para avaliação e monitorização da rede de abastecimento.

No caso da Rinchoa pretende-se também remodelar a conduta DN 300, em fibrocimento que abastece a zona Alta da Rinchoa, instalada na Av. das Acácias, desvio da conduta adutora DN 600, em FFD, implantada no arruamento pedonal e escadaria existentes entre a Estrada Marquês de Pombal e a Rua da Reserva Botânica, para o Caminho de Fitares e execução de coletor pluvial na Av. das Olaias.

A intervenção na Serra das Minas tem um preço base de 1 milhão e 900 mil euros e um prazo de execução de 36 meses e com esta empreitada serão abrangidos cerca de 12 mil habitantes. A extensão de rede a instalar é de 11 km, com total de 825 ramais remodelados.

Na Rinchoa, com um preço base de 621 mil euros e 18 meses de execução, a intervenção vai abranger 20 mil habitantes, com um total de 60 ramais remodelados e 3 km de rede.