Remodelação da rede de abastecimento de água em Rio de Mouro

web CMS 9313

Os SMAS-SINTRA vão proceder à remodelação das redes de abastecimento de água na Serra das Minas e Rinchoa, freguesia de Rio de Mouro, num investimento total de cerca de 2 milhões e 520 mil euros. A obra tem início no segundo trimestre deste ano e abrange 32 mil moradores. Os dois investimentos envolvem a instalação de 14 Km de rede e 885 ramais remodelados.

“A necessidade de intervenção nas redes de distribuição de água da Serra das Minas e Rinchoa surge devido à inadequação das redes existentes às solicitações atuais, ao elevado número de roturas, aos incómodos e prejuízos causados à população e na qualidade do serviço prestado às populações residentes”, afirmou na última segunda-feira Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, durante a apresentação do plano de investimento.

Pretende-se assim com a empreitada reformular as áreas de influência e patamares altimétricos, remodelar todas as condutas em fibrocimento, substituir os ramais domiciliários existentes e definir zonas de medição e controlo (ZMC), para avaliação e monitorização da rede de abastecimento.

No caso da Rinchoa pretende-se também remodelar a conduta DN 300, em fibrocimento que abastece a zona Alta da Rinchoa, instalada na Av. das Acácias, desvio da conduta adutora DN 600, em FFD, implantada no arruamento pedonal e escadaria existentes entre a Estrada Marquês de Pombal e a Rua da Reserva Botânica, para o Caminho de Fitares e execução de coletor pluvial na Av. das Olaias.

A intervenção na Serra das Minas tem um preço base de 1 milhão e 900 mil euros e um prazo de execução de 36 meses e com esta empreitada serão abrangidos cerca de 12 mil habitantes. A extensão de rede a instalar é de 11 km, com total de 825 ramais remodelados.

Na Rinchoa, com um preço base de 621 mil euros e 18 meses de execução, a intervenção vai abranger 20 mil habitantes, com um total de 60 ramais remodelados e 3 km de rede.

• Sintra comemorou os 108 anos da Implementação da República com a cerimónia do Hastear da Bandeira
    5 outubroDurante a cerimónia, realizada no dia 5 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta referiu os três principais ideais que sustentaram a revolução - liberdade, igualdade e fraternidade – acrescentando o desenvolvimento económico como quarto princípio. “A liberdade é as pessoas sentirem-se ouvidas o que nos levou à criação dos conselhos estratégicos, para conseguirmos chegar mais perto da população e chamar a sua participação”, referiu o presidente da autarquia, defendendo que “todos os homens nascem livres e iguais em direitos, qualquer poder deve tratar todos por igual, todos devem ter igualdade na dignidade e igualdade de oportunidades” e “não podemos viver uns sem os outros, é importante olhar com atenção para todos os que nos rodeiam”. Por último mencionou que “sem desenvolvimento económico a igualdade não poderia existir, não haveria capacidade de criar emprego nem a capacidade de criar riqueza”. Mais tarde, nos Paços do Concelho, foi assinado um protocolo entre a autarquia e a Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural (constituída pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa e a Assimagra- Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins), para a atribuição de um subsídio no valor de 150 mil euros e a cedência pelo período de dois anos de uma sala no Edifício Multiusos de Pêro Pinheiro para instalação da sede. Deste protocolo nasce assim o Centro de Inteligência e Tenologia da Industria da Pedra Natural – StoneCITI. Basílio Horta enalteceu o projeto pela “sua capacidade de ir mais longe e por permitir o desenvolvimento de uma parte do concelho”, referindo ainda que este acordo teve “um fim e um início. Fim de um longo processo de reuniões com os empresários e o início de uma parceria de enorme importância para o associativismo da região. É também o princípio de um forte impulso para a região, considerada o coração da pedra, Pêro- Pinheiro”. As comemorações continuaram em Rio de Mouro, onde foi inaugurada a Praceta Sacadura Cabral, depois de profundas obras de requalificação cujo objetivo passou pelo reforço e qualificação da praceta enquanto centralidade urbana. Em Monte Abraão, decorreu no Bairro 1.º de Maio a entrega das chaves de duas lojas municipais à Associação dos Naturais e Amigos de Angola em Portugal e à Casa da Guiné – Associação de Solidariedade Social. Foram, também, entregues cerca de oitenta acordos de utilização da Horta Solidária. Este projeto é cofinanciado pelo PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, com a colaboração da CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Para Basílio Horta, este foi mais um momento de “coesão territorial, dando continuidade à Política Concelhia de Acolhimento e Integração promovendo um olhar solidário sobre as pessoas deslocalizadas.” Por fim, foi inaugurado o Espaço Recreativo e de Lazer do Bairro 1.º de maio, composto por um espaço de jogo e recreio, um espaço desportivo e um espaço de lazer que vai proporcionar a convivência entre as várias gerações de moradores do bairro.