Requalificação do Bairro de Santa Marta em Casal de Cambra já está concluída

presidencia aberta casal cambra

No âmbito da Presidência Aberta à Freguesia de Casal de Cambra, o presidente da Câmara Municipal de Sintra Basílio Horta visitou, esta sexta-feira, a requalificação já concluída do espaço público do Bairro de Santa Marta, no valor de 105 mil euros.

As intervenções no Bairro de Santa Marta, tiveram por objetivo devolver ao espaço público melhores condições de utilização, com mais segurança e conforto, e simultaneamente concretizar soluções duradouras capazes de garantir uma manutenção facilitada face à grande utilização do local.

Com uma área de intervenção de oito mil metros quadrados, dividida em duas zonas de intervenção, a Praceta das Comunidades e a Praceta envolvente da Ermida de Santa Marta, a obra pretende dar resposta à grande maioria das solicitações da população, na sequência da consulta realizada à população e associações locais com vista à identificação de necessidades de intervenção prioritárias.

Na Praceta das Comunidades foi construído um novo parque infantil e recuperação da zona de estadia, numa área de intervenção com aproximadamente quatro mil metros quadrados.

Na Praceta envolvente à Ermida de Santa Marta, a autarquia manteve a função de estadia, tendo procedido à reparação dos pavimentos existentes junto à Ermida, à pavimentação da área em saibro, plantação de árvores, recolocação de alguns elementos de mobiliário urbano bem como papeleiras, recuperação de caldeiras, balizadores, lancil e do mobiliário existente.

“Este é mais um investimento para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes”, afirmou Basílio Horta.

Este projeto foi desenvolvido na sequência da aprovação da candidatura PEDU, promovida pela Câmara no âmbito das operações enquadráveis no PAICD correspondente ao eixo prioritário de desenvolvimento urbano sustentável, associado à promoção da inclusão social, que tem como objetivo a regeneração física, económica e social das áreas carenciadas, onde residem comunidades desfavorecidas.

• Sintra comemorou os 108 anos da Implementação da República com a cerimónia do Hastear da Bandeira
    5 outubroDurante a cerimónia, realizada no dia 5 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta referiu os três principais ideais que sustentaram a revolução - liberdade, igualdade e fraternidade – acrescentando o desenvolvimento económico como quarto princípio. “A liberdade é as pessoas sentirem-se ouvidas o que nos levou à criação dos conselhos estratégicos, para conseguirmos chegar mais perto da população e chamar a sua participação”, referiu o presidente da autarquia, defendendo que “todos os homens nascem livres e iguais em direitos, qualquer poder deve tratar todos por igual, todos devem ter igualdade na dignidade e igualdade de oportunidades” e “não podemos viver uns sem os outros, é importante olhar com atenção para todos os que nos rodeiam”. Por último mencionou que “sem desenvolvimento económico a igualdade não poderia existir, não haveria capacidade de criar emprego nem a capacidade de criar riqueza”. Mais tarde, nos Paços do Concelho, foi assinado um protocolo entre a autarquia e a Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural (constituída pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa e a Assimagra- Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins), para a atribuição de um subsídio no valor de 150 mil euros e a cedência pelo período de dois anos de uma sala no Edifício Multiusos de Pêro Pinheiro para instalação da sede. Deste protocolo nasce assim o Centro de Inteligência e Tenologia da Industria da Pedra Natural – StoneCITI. Basílio Horta enalteceu o projeto pela “sua capacidade de ir mais longe e por permitir o desenvolvimento de uma parte do concelho”, referindo ainda que este acordo teve “um fim e um início. Fim de um longo processo de reuniões com os empresários e o início de uma parceria de enorme importância para o associativismo da região. É também o princípio de um forte impulso para a região, considerada o coração da pedra, Pêro- Pinheiro”. As comemorações continuaram em Rio de Mouro, onde foi inaugurada a Praceta Sacadura Cabral, depois de profundas obras de requalificação cujo objetivo passou pelo reforço e qualificação da praceta enquanto centralidade urbana. Em Monte Abraão, decorreu no Bairro 1.º de Maio a entrega das chaves de duas lojas municipais à Associação dos Naturais e Amigos de Angola em Portugal e à Casa da Guiné – Associação de Solidariedade Social. Foram, também, entregues cerca de oitenta acordos de utilização da Horta Solidária. Este projeto é cofinanciado pelo PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, com a colaboração da CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Para Basílio Horta, este foi mais um momento de “coesão territorial, dando continuidade à Política Concelhia de Acolhimento e Integração promovendo um olhar solidário sobre as pessoas deslocalizadas.” Por fim, foi inaugurado o Espaço Recreativo e de Lazer do Bairro 1.º de maio, composto por um espaço de jogo e recreio, um espaço desportivo e um espaço de lazer que vai proporcionar a convivência entre as várias gerações de moradores do bairro.