Sessão de Planeamento Participado com os Jovens do programa “Voluntariado Sintra Jovem”

Sessão Planeamento Participado

A Câmara Municipal de Sintra promove uma sessão de planeamento participado do programa “Voluntariado Sintra Jovem”, no dia 13 de janeiro, entre as 14h00 e as 16h00, na Casa da Juventude da Tapada da Mercês.

Esta sessão, que antecede o início da edição deste ano, tem como objetivo a discussão estruturada de propostas de melhoria do programa com os jovens voluntários que participaram na última edição, tendo por base as respostas recolhidas a partir da aplicação de questionário de avaliação.

Em 2017 participaram no programa 480 jovens, de um total de cerca de 1300 que estão inscritos na Bolsa do “Voluntariado Sintra Jovem”. Estes jovens desenvolveram o seu programa de voluntariado em diversas áreas:   Animação de Praias; Apoio às Praias; Apoio ao Turismo (Centro Histórico); Apoio ao Turismo (Estações CP); Apoio a Atividades de tempos livres nas escolas – OKUPA e Apoio a diferentes iniciativas municipais.

No âmbito deste programa a autarquia investiu cerca de 60.000,00€, distribuídos por bolsas atribuídas aos jovens (47.000,00€), formação (5.000,00€) e equipamentos e materiais de apoio (8.000,00€).

A realização desta iniciativa procura concretizar o objetivo definido pelo Conselho da Europa, Carta Europeia Revista da participação dos jovens na vida local e regional (2013) que defende que “ A participação e a cidadania ativa supõem ter o direito, os meios, o espaço, a oportunidade e, quando seja necessário, o apoio para participar e influenciar as decisões, e para tomar parte em ações e atividades destinadas a construir uma sociedade melhor.”