Sintra adere ao projeto Compromisso Pagamento Pontual

compromisso

A Câmara Municipal de Sintra adere ao projeto “Compromisso Pagamento Pontual”, que tem como objetivo diminuir os atrasos de pagamentos a fornecedores. A cerimónia realiza-se no dia 19 de outubro, às 17h30, no Palácio Valenças, em Sintra.

A inexistência de uma cultura de “pagamento no prazo acordado aos fornecedores” constitui um estrangulamento para o desenvolvimento das empresas e para o crescimento da economia portuguesa. Esta realidade tem um impacto devastador na economia sendo visível no número de falências que origina, no desemprego que cria e na concorrência desleal que provoca.

Assim, a ACEGE, (Associação Cristã de Empresários e Gestores), CIP (Confederação Empresarial de Portugal), IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) e Caixa Geral de Depósitos uniram-se num vasto projeto de sensibilização para a necessidade de uma nova cultura de pagamentos partindo do exemplo dos líderes e da sua responsabilidade social.

Deste modo, Sintra associa-se ao projeto “Compromisso Pagamento Pontual”, já que trata-se de uma câmara que é um bom exemplo de pontualidade de pagamentos a fornecedores, fixado em dois dias. A câmara de Sintra é a primeira autarquia da Área Metropolitana de Lisboa a aderir a este projeto, que conta já com cerca de 700 empresas, organizações e autarquias.

Ao integrar este projeto, Sintra tem a vantagem de fazer parte de uma lista de empresas/entidades aderentes expostas no site da associação, de ser um exemplo a seguir por outras entidades, de contribuir para a diminuição de falências em Portugal (segundo a União Europeia o pagamento com atraso representa 25% do total das falências na Europa) e contribuir para o combate ao desemprego.

Durante a cerimónia, que conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, do secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, do presidente do Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, João Talone e do representante da ACEGE, Jorge Líbano Monteiro, diversas empresas do concelho de Sintra também vão aderir ao projeto.