Sintra assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

PrimaverArte

A Câmara Municipal de Sintra assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a inauguração de uma exposição de esculturas de madeira no Parque da Liberdade, no centro da vila histórica, no âmbito do projeto "PrimaverArte".

A iniciativa, que decorreu nesta terça-feira, contou com as presenças de Rui Pereira, Vice-presidente da autarquia e de Eduardo Quinta Nova, vereador com o pelouro da acção social.

O Projeto "PrimaverArte" existe desde 1998 numa parceria entre a Câmara de Municipal de Sintra e o Centro de Educação para o Cidadão Deficiente (CECD) de Mira Sintra com o apoio do Instituto Nacional de Reabilitação.

Este ano o projeto centrou-se na reciclagem aliada à pintura e à escultura. Os materiais utilizados foram cedidos pela Parques de Sintra-Monte da Lua e têm origem no temporal de Janeiro último que derrubou cerca de duas mil árvores no parque da Pena.

As esculturas, trabalhados com a participação da artista plástica Margarida Guerra, estão em exposição num espaço que está a ser renovado e ajardinado pelos utentes do CECD.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pelas Nações Unidas em 1998, chamando a atenção para a necessidade da construção de uma sociedade mais inclusiva.