Sintra cria programa para jovens viverem nos centros históricos

02 9 2015-Centro Histrico

Foi aprovado em reunião de Câmara o Regulamento Municipal de Arrendamento Jovem, que possibilita que jovens com menos de 30 anos possam arrendar casa nos centros históricos por valores inferiores face ao praticado no mercado.

Sendo o município proprietário de um conjunto de fogos habitacionais devolutos e em condições de serem arrendados, faz sentido o seu arrendamento a jovens residentes no concelho de Sintra, atraindo e fixando residentes nos centros históricos, contrariando a tendência de desertificação e envelhecimento da população.

Deste modo, o Regulamento do Arrendamento Jovem visa um melhor aproveitamento dos recursos municipais, em concreto dos fogos municipais, estabelecendo critérios de cedência uniformes.

Assim, os jovens podem arrendar um conjunto de fogos habitacionais propriedade do Município de Sintra, que se encontram devolutos e em condições de serem arrendados, por preço até 75% inferior face ao valor médio praticado no mercado de arrendamento privado.

O projeto de regulamento esteve em consulta pública para que qualquer interessado pudesse apresentar, reclamações, observações ou sugestões, durante o período de 22 de junho a 3 de agosto de 2016.

O projeto de regulamento será apreciado em Assembleia Municipal.

Consulte aqui o regulamento.