Sintra dá início à construção do Centro de Saúde de Queluz

Novo Centro de Saúde de Queluz

A Câmara Municipal de Sintra dá início à construção do novo Centro de Saúde de Queluz, que serve 30 mil pessoas, esta quinta-feira às 15h00 com a assinatura do auto de consignação.

A empreitada da construção do Centro de Saúde de Queluz, no valor de 1 milhão e cento e vinte mil euros mais IVA, teve o visto do Tribunal de Contas a semana passada e fica a cargo da empresa Lopes & Martins Engenharia Construção e Obras Públicas, Lda que ganhou o concurso público.

Para Basílio Horta o Centro de Saúde de Queluz “é uma prioridade e um compromisso assumido perante a população que se está a cumprir”, referindo ainda que “esta é uma obra que corresponde a uma estratégia para resolver as carências que existem há décadas numa área tão importante como a da saúde”.

Este Centro de Saúde vai servir uma população de 30 mil pessoas e vai englobar a primeira unidade de pedopsiquiatria do concelho de Sintra. O município de Sintra é o concelho com maior número de jovens de Portugal, cerca de 70 mil.

O novo Centro de Saúde de Queluz será implantado na antiga Escola Básica localizada na Rua D. Fernando em Queluz e é financiado em 30% pela autarquia de Sintra, que cede também o terreno e é responsável pelo projeto e pela obra.

Este é o primeiro centro de saúde a iniciar obra do Programa para Melhoria das Instalações de Saúde em Sintra. O programa prevê um investimento de 7 milhões de euros em 5 novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo.

Em Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins e Almargem do Bispo a autarquia investe 1,8 milhões de euros (30%), executa as obras e cede os terrenos e os edifícios onde vão ficar instaladas as novas unidades de saúde. A autarquia financia a totalidade da construção do novo Centro de Saúde na Estefânia em Sintra (875 mil euros).