Sintra debate oportunidades de negócios & cooperação em São Tomé e Príncipe

op negocio sao-tome

No encontro organizado pela autarquia de Sintra foram debatidas oportunidades de negócios & cooperação em São Tomé e Príncipe, com a presença de agentes económicos e empresas sediadas localmente.

Este seminário integra-se num conjunto de iniciativas desenvolvidas pela Câmara, cujo objetivo, segundo Basílio Horta, “prende-se com a internacionalização do tecido empresarial de Sintra”, que considera “ uma prioridade estabelecida deste o início deste mandato”. O edil relembrou a geminação entre Sintra e Mé-Zóchi, a visita em agosto da presidente daquele distrito de São Tomé e Príncipe a Sintra e da qual resultou a marcação deste encontro e no futuro uma visita de Sintra àquela ilha. 

No seminário que decorreu durante a tarde de segunda-feira, no Palácio de Valenças, foram apresentados temas relacionados com as condições e oportunidades de negócio naquela região. O embaixador de São Tomé e Príncipe, Luis Guilherme de Oliveira Viegas, explicou aos empresários a situação económica e conjuntural São Tomense: “Há um novo paradigma assente na promoção da localização geográfica, solos férteis, beleza natural e território marinho”, sublinhando ainda que “a exploração de negócios nestas áreas são investimentos sólidos”. O embaixador mencionou também as condições legais e fiscais de acesso ao mercado: “Existe um novo código para o investimento que reduz o IRC de 45% para 25% e isenção de vistos para todos os cidadãos oriundos da União Europeia, EUA e CPLP, em estadias inferiores a 15 dias, que tenham por objetivo a prospeção de oportunidades de negócio”.

O administrador executivo da AICEP, Pedro Urtigão Viegas, realçou a importância das reformas que estão a ocorrer no sistema daquele país, apontando o crescimento económico de 4% ao ano e a relação com Portugal: “Atualmente mais de 1000 empresas portuguesas estão envolvidas em trocas comerciais com São Tomé e Príncipe”. 

Este seminário decorre no âmbito das missões empresariais organizadas pela autarquia, com o objetivo de apoiar a internacionalização e diversificação dos setores de negócio do tecido empresarial de Sintra.