icone-yt pb

instagram-1ficones-twitter-fb pbicone-fb pb

Sintra distinguida por boas práticas na Europa

basilio horta

A Câmara Municipal de Sintra foi distinguida com o selo “Boas Práticas Cidade Urbact, no âmbito do programa europeu URBACT de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, através projeto Conselho Estratégico - Instrumento de Melhor Governo Municipal.

“É com satisfação que vejo este projeto distinguido. O Conselho Estratégico foi criado no início deste mandanto e é um instrumento com duas componentes: o Conselho Estratégico Empresarial e o Conselho Estratégico Ambiental. É vocacionado para o diálogo entre e com parceiros públicos e privados, tratando-se de um projeto de cidadania”, enfatizou Basílio Horta.

O Conselho Estratégico - Instrumento de Melhor Governo Municipal fora notado e considerado uma boa prática. De acordo com o URBACT (Driving Change for Better Cities) da União Europeia, uma boa prática é "uma experiência de sucesso que foi testada e validada e merece ser partilhada para que um maior número de cidades a possa adotar”.

Num total de 270 candidaturas, de 219 cidades europeias, de 29 diferentes países, o Conselho Estratégico - Instrumento de Melhor Governo Municipal foi escolhido por se distinguir nos diversos critérios de seleção: relevância, compatibilidade com os princípios do desenvolvimento urbano sustentável integrado, evidência de eficácia, transferibilidade”. 

A autarquia criou o Conselho Estratégico Empresarial (CEE) com o objetivo de analisar a situação económica e social do concelho, na perspetiva das empresas e trabalhadores, propondo às entidades decisórias medidas de resolução das questões identificadas. O CEE é presidido pelo empresário João Talone que, esta quinta-feira, na reunião do Conselho, foi agraciado com a medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, na Classe de Serviço Público, “por assinaláveis benefícios ao Município”, nos termos do Regulamento das Distinções Honoríficas do Município de Sintra e deliberação camarária de 19 de abril de 2017.

O Conselho Estratégico Ambiental (CEA) foi criado pela autarquia para garantir a cooperação de várias entidades que têm competência sobre matérias ambientais, desde recolha e tratamento do lixo, orla costeira, ordenamento do território e requalificação urbana. O Conselho Estratégico Ambiental em Sintra é presidido por Nunes Correia, ex ministro do Ambiente. 

 

 

Artigos relacionados

  • Hasta pública da Parcela M em Agualva
    Banner Hasta Publica A Câmara Municipal de Sintra vai realizar uma hasta pública para alienação de um terreno municipal em Agualva, “Parcela M”, no dia 21 de março, às 10h00, no Palácio Valenças, em Sintra.

Contactos
____

Largo Dr. Virgílio Horta 
2714-501 Sintra

Telefone: 219 238 500
Fax: 219 238 657



Estamos em rede:

icone-fb Facebook

icone-tw Twitter

instagram-2Instagram

icone-yt Youtube

  |  Copyright: Câmara Municipal de Sintra 2017