Sintra distinguida por boas práticas na Europa

basilio horta

A Câmara Municipal de Sintra foi distinguida com o selo “Boas Práticas Cidade Urbact, no âmbito do programa europeu URBACT de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, através projeto Conselho Estratégico - Instrumento de Melhor Governo Municipal.

“É com satisfação que vejo este projeto distinguido. O Conselho Estratégico foi criado no início deste mandanto e é um instrumento com duas componentes: o Conselho Estratégico Empresarial e o Conselho Estratégico Ambiental. É vocacionado para o diálogo entre e com parceiros públicos e privados, tratando-se de um projeto de cidadania”, enfatizou Basílio Horta.

O Conselho Estratégico - Instrumento de Melhor Governo Municipal fora notado e considerado uma boa prática. De acordo com o URBACT (Driving Change for Better Cities) da União Europeia, uma boa prática é "uma experiência de sucesso que foi testada e validada e merece ser partilhada para que um maior número de cidades a possa adotar”.

Num total de 270 candidaturas, de 219 cidades europeias, de 29 diferentes países, o Conselho Estratégico - Instrumento de Melhor Governo Municipal foi escolhido por se distinguir nos diversos critérios de seleção: relevância, compatibilidade com os princípios do desenvolvimento urbano sustentável integrado, evidência de eficácia, transferibilidade”.

A autarquia criou o Conselho Estratégico Empresarial (CEE) com o objetivo de analisar a situação económica e social do concelho, na perspetiva das empresas e trabalhadores, propondo às entidades decisórias medidas de resolução das questões identificadas. O CEE é presidido pelo empresário João Talone que, esta quinta-feira, na reunião do Conselho, foi agraciado com a medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, na Classe de Serviço Público, “por assinaláveis benefícios ao Município”, nos termos do Regulamento das Distinções Honoríficas do Município de Sintra e deliberação camarária de 19 de abril de 2017.

O Conselho Estratégico Ambiental (CEA) foi criado pela autarquia para garantir a cooperação de várias entidades que têm competência sobre matérias ambientais, desde recolha e tratamento do lixo, orla costeira, ordenamento do território e requalificação urbana. O Conselho Estratégico Ambiental em Sintra é presidido por Nunes Correia, ex ministro do Ambiente.