Os 15 anos do Museu de Odrinhas

 

Celebra em setembro 15 anos o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas (MASMO). Aberto ao público em 1999, foi um projeto de Alberto Castro Nunes e António Maria Braga com a consultoria de Léon Krier, e programa museológico de José Cardim Ribeiro.

not 02 gFinis terrae do Mundo Antigo, zona privilegiada de intercâmbio entre o Norte Atlântico e o Sul Mediterrânico, a Região de Sintra abunda em monumentos e vestígios arqueológicos de todas as épocas, qual mosaico polícromo e plurifacetado de muitas arqueologias, de muitas histórias, de muitas tradições.

As centenas de inscrições e monumentos lapidares romanos aqui reunidos, todos de origem regional, espelham influências estilísticas e populações de filiação itálica, norte africana, oriental e paleohispânica. Os vigorosos lintéis de uma singular igreja visigótica, as dezenas de cabeceiras medievais, bem como os três únicos sarcófagos etruscos existentes em Portugal, perfazem, no seu todo, aquilo que no Museu se designa como “O Livro de Pedra”.

Do mesmo modo que “O Livro de Pedra”, também a grande Biblioteca especializada - mas inteiramente pública -, também o Auditório, as Exposições Temporárias, a Livraria, sem esquecer a Ermida de São Miguel de Odrinhas e as ruínas da villa romana, militam para dar voz e coerência aos princípios que nortearam a conceção do espaço. A ver com olhos de ver.

 

###BLANK###