Sintra foi o concelho com maior redução de IMI e mais eficiência financeira

presidente cms

A Câmara Municipal de Sintra foi considerada, esta segunda-feira, a autarquia portuguesa de grande dimensão com maior eficiência financeira e onde se verificou a maior redução de IMI.

O ranking é apurado através de 10 critérios entre os quais o índice de liquidez, o prazo médio de pagamentos, o grau de execução da despesa ou índice da dívida total.

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, revelou hoje na reunião de Câmara que, “a autarquia de Sintra, desde o início do atual mandato, aplicou três princípios na gestão: controlar a despesa, aumentar o investimento e reduzir impostos. Pelo segundo ano consecutivo Sintra é considerado o município com melhor eficiência financeira, facto que revela as boas opções e a forma correcta como a Câmara de Sintra tem sido gerida”.

Os dados são do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente a 2016, da Ordem dos Contabilistas Certificados, em colaboração com o Tribunal de Contas, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e a Universidade do Minho.

Sintra volta assim a ser, pelo segundo ano consecutivo, o município mais eficiente de entre o grupo dos de grande dimensão para além de ter realizado a maior redução do IMI. No ranking nacional de autarquias com maior diminuição de IMI em 2016 estão Albufeira, com menos 7,6 milhões de euros, Sintra, que desceu 3,4 milhões e Amadora que reduziu 2,9 milhões deste imposto.